Você está aqui

Laguna Humantay

Laguna, Lagoa Humantay

Este é um dos atrativos turísticos naturais mais bonitos do Peru, a Laguna Humantay encanta a todos os seus visitantes com um cenário de outro mundo: picos nevados, lagoa de água azul e tudo cercado por muitas pedras, mesclando cores e elementos. Esta maravilha da natureza encontra-se em meio às montanhas Humantay e Salkantay, inclusive, fazendo parte da rota da trilha desta montanha que, em geral, tem como primeira parada a lagoa. O esforço para chegar até a bela Laguna Humantay é recompensado a cada instante por todo o cenário e energia incomparável dos Andes. Portanto, continue lendo e saiba tudo que precisa para fazer sua visita valer a pena!

Sobre a Laguna Humantay

A Laguna Humantay é um dos principais atrativos turísticos do Peru, próxima da região de Cusco, sua localização entre as montanhas Salkantay e Humantay dão a ela o reconhecimento de lugar sagrado, pois os Incas consideravam que estes montes eram Apus, divindades e protetores espirituais de seu povo. 

Esta lagoa, formada a 4.200 metros acima do nível do mar, é gerada pelo derretimento das geleiras que encontram-se aos seus arredores, e este é o motivo por trás da cor encantadora de suas águas. A forte presença dos minerais advindos da água das geleiras faz com que a coloração fique azulada na lagoa, e esta cor pode ter algumas alterações a depender da luz do Sol.

Características da trilha 

A trilha para a Laguna Humantay é considerada de nível médio a desafiador, isto se dá, principalmente, pela altitude do local, que ultrapassa os 4.000 metros acima do nível do mar. A princípio, o caminho é plano e não exige tanto fisicamente, porém, a trilha começa a ficar íngreme da metade do trajeto em diante, o que requer bastante calma para a realização.

Ao todo são 7 km de trilha, considerando ida e volta, e o trajeto pode ser realizado em até 2 horas, mas é sempre relevante ressaltar que, neste momento, o que realmente importa é o seu bem-estar físico, então não tenha pressa! E, com sorte, é possível ver muitas lhamas pelo caminho, o que aumenta a recompensa por todo o esforço.

Localização e como chegar a Laguna Humantay

A Laguna Humantay encontra-se em meio à Cordilheira Branca, nos Andes peruanos, está entre a montanha Humantay e a montanha Salkantay. Esta maravilha natural está situada a cerca de 4.200 metros acima do nível do mar, em um trajeto que começa plano e finaliza sendo bastante íngreme. 

É preciso estar em Cusco para visitar a Laguna Humantay, que está a cerca de 120 km da Cidade Imperial. Para realizar este passeio, recomenda-se contratar uma agência, pois o trajeto até a base de início da trilha para este atrativo é bastante longo e cansativo, levando cerca de 2h30 até Mollepata e mais cerca de 1h até Soraypampa, onde está a base. O trajeto pode ser realizado de carro ou van e depois segue-se a pé pela trilha até a Laguna Humantay. Conheça nosso pacote para Laguna Humantay e principais destinos do Peru!

Clima e melhor época para visitar Laguna Humantay

Como em boa parte do Peru, principalmente nos Andes, a região da Laguna Humantay é marcada pela estação de chuvas, entre dezembro e abril, quando a temperatura costuma se elevar um pouco mais e as chuvas são recorrentes, deixando a trilha inóspita aos visitantes. E a estação seca ocorre entre maio e outubro, apesar de ser mais fria, é a melhor para visitar a Laguna Humantay e outros atrativos da região, devido ao tempo firme. Mas lembre-se, a estação seca também é a de alta temporada de turismo no país!

Dicas para a Laguna Humantay

Como já mencionado, a trilha para a Laguna Humantay é de nível médio a desafiador, e grande parte disso é justificado pela grande altitude de mais de 4.000 metros acima do nível do mar. Portanto, para te ajudar a evitar os males da altitude e auxiliar na realização desta trilha com bem-estar, separamos algumas dicas:

- Faça a trilha com calma;

- Vista e leve roupas quentes, pois as temperaturas na região são baixas mesmo no verão;

- Mastigue folhas de coca para ajudar com a altitude;

- Leve proteção solar, pois a incidência solar é bastante alta;

- Faça uma preparação física e psicológica para a realização da trilha;

- Leve bastões de trekking para auxiliar no trajeto íngreme.

Saiba mais sobre todos os nossos pacotes de viagem especiais para o Peru, que incluem as melhores experiências em nossas terras e com a qualidade da Viagens Machu Picchu!

O que fazer na Laguna Humantay

Trilha Salkantay

A Laguna Humantay e a Trilha Salkantay possuem a mesma base de início na cidade de Soraypampa. A Montanha Salkantay é parte do cenário que complementa a beleza e o encanto deste atrativo e para os aventureiros em busca de uma experiência ainda mais completa, existe a possibilidade de realizar a Trilha Salkantay. 

Esta é uma das opções para chegar até Machu Picchu caminhando, em geral, costuma levar cerca de 4 a 5 dias para finalizar todo o trajeto que não é recomendado para iniciantes, pois é bastante íngreme e leva por altitudes bastante elevadas, o que dificulta ainda mais o trajeto. 

Em geral, quem realiza a trilha Salkantay tem sua primeira parada na Laguna Humantay para contemplar a paisagem, além disso, também passam pela floresta nublada e muitos outros ecossistemas muito marcantes dos Andes peruanos.

Tirar fotos e fazer 'hitos de piedras'

A experiência na Laguna Humantay é, certamente, única na vida, então não perca a oportunidade de registrar cada momento desta experiência incrível. Explore toda a margem da lagoa e encontre os cenários perfeitos, além de locais onde a água fica ainda mais azul.  Além disso, aproveite a oportunidade para fazer os famosos ‘hitos de piedras’, que são as torres de pedras equilibradas uma sobre a outra  no chão.

A Laguna Humantay é um destino incrível e que tem tudo para estar no seu roteiro, ou em sua lista de desejos, já que com certeza irá marcar positivamente a sua viagem. Por se tratar de um atrativo próximo da Cidade Imperial dos Incas, é possível combinar este passeio a outros pontos turísticos desta região, então conheça aqui os principais pontos turísticos de Cusco!

No momento, não existe nenhum conteúdo classificado com este termo.