Você está aqui

Trilha Laguna Humantay

Humantay

A Laguna Humantay é uma fascinante lagoa que fica aos pés da montanha Salkantay, notável por sua imponência e beleza em meio à Cordilheira Blanca Peruana. A fama desse monte vem também da Trilha Salkantay, uma das mais populares que levam à Machu Picchu. 

 

Para chegar à lagoa Humantay, primeiramente é necessário um meio de transporte terrestre - carro ou van já incluso no pacote - partindo de Cusco, passando por diversos povoados como Ancahuasi, Limatambo e Izcuchaca, em uma viagem de três horas, com destino ao distrito de Mollepata, localizado na Província de Anta. Nessa viagem, o turista terá a oportunidade de conhecer sítios arqueológicos que não são tão conhecidos, mas que têm bastante importância na história da antiga civilização Inca, são eles: Tarahuasi e Killarumiyoq. 
 
Chegando em Mollepata, haverá parada para alimentação e compra de água, pequenos lanches e outros utensílios, itens necessários para a trilha até a Laguna. Logo após, segue-se ainda no transporte até o povoado de Soraypampa, onde, com boa disposição física por parte do viajante, começa a caminhada pela mesma trilha Salkantay, porém realizando um trekking menor de cerca de 3 quilômetros, passando por caminhos cheios de subidas íngremes e longas, porém lindíssimas paisagens de picos nevados, cheios de florestas, rios e cachoeiras que são outro show admirável durante o trajeto. 
 
A laguna fica a 4.200 metros de altitude, por isso, será uma caminhada extenuante de cerca de duas horas, portanto, aos que não se sentem capacitados a realizá-la, há no início da trilha, pessoas com cavalos para alugar, que os levará até a lagoa. 
 
Ao chegar à Humantay, será a oportunidade do viajante contemplar o encanto e a beleza dos picos ao redor, principalmente o Salkantay, um dos mais altos do país, e claro, a Laguna Humantay com 
um visual cinematográfico maravilhoso. Após um tempo admirando este lugar, o viajante inicia a descida de volta pela mesma trilha, até Soraypampa para pegar o transporte de retorno a Cusco. 
 
A lagoa é formada por águas do degelo do próprio Salkantay, e devido a essa origem, sua coloração vai do azul turquesa ao verde esmeralda, sendo conhecida também por Lagoa Azul do Peru. Quando vista de cima, oferece uma sensacional paisagem para a belíssima configuração entre o monte e a laguna. É impressionante! 
 
Lendas rondam a região do pico Salkantay e da laguna, uma vez que a civilização Inca dominou todo o Peru por muitos anos, caracterizando-o com suas crenças. Salkantay por exemplo, da língua quechua quer dizer “Monte Salvaje” em referência às montanhas mais altas; e Humantay, também do quechua, significa “Cabeça das Montanhas”. 
 
Mas, os peruanos ainda chamam de Apu Humantay e Apu Salkantay, uma vez que os Incas consideravam os Apus como deuses da natureza, e nesse caso, todas as montanhas da cordilheira branca, por sua beleza e imponência. 

Viagens Machu Picchu preparou um pacote especial incluindo o Tour Laguna Humantay
 

- Laguna Humantay.

- Nevado de Salkantay.

- Nevado de Humantay.

No momento, não existe nenhum conteúdo classificado com este termo.

DirceturProm PeruPeruPeru - Ministerio de Cultura