Você está aqui

Cusco

Cusco

Cusco é um dos principais destinos do Peru, sendo o ponto de parada obrigatório para aqueles que desejam visitar o famoso Machu Picchu. Mas o destino não se trata somente disso, Cusco é um local que transborda história. Ficou conhecida como a Cidade Imperial dos Incas por ter sido o grande auge de sua existência, mas a região já era habitada muito antes desta civilização. Por isso, Cusco permite conhecer a história por diversos ângulos com os inúmeros sítios arqueológicos existentes ao seu redor, além de abrigar alguns dos principais atrativos naturais do Peru. Para o destino ficar completo, a cidade também oferece uma experiência de vida noturna muito interessante, indo de ótimos restaurantes à opções de baladas e bares para todos os gostos!

Informações sobre Cusco

Cusco é hoje um dos principais destinos turísticos do Peru, seu nome vem do idioma quéchua e significa “umbigo do mundo”, a razão por trás deste nome está na localização elevada nos Andes e por ser centro dos caminhos que conectavam o Império Tahuantisuyo. Acredita-se que estas terras, entretanto, tenham sido habitadas desde 3.000 anos atrás, antes mesmo dos Incas, o que a torna uma das primeiras cidades habitadas da América Latina. 

Entretanto, toda a história dos grandes feitos do Império Inca na região de Cusco é também atravessada pela marca do processo de colonização espanhola, que destruiu boa parte das construções já estabelecidas na cidade, reaproveitando de suas fundações para as novas construções coloniais. 

Toda essa mistura entre diferentes períodos históricos e culturais, e as fascinantes características arquitetônicas fizeram Cusco receber dois títulos importantes: o de Capital Arqueológica das Américas e o de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1983. Assim, visitar a Capital Imperial dos Incas significa caminhar por um museu a céu aberto e ter a oportunidade de conhecer de perto a cultura do povo local e muitos dos principais atrativos naturais e sítios arqueológicos do país, além de Machu Picchu. 

Como chegar em Cusco

Cusco está situada no vale do rio Huatanay, nos Andes da região sudeste do Peru. A cidade encontra-se a cerca de 850 km da capital do Peru, Lima, e pode ser acessada facilmente por avião, já que possui aeroporto próprio, por ônibus e também por trem, fazendo parte das rotas que cruzam o Vale Sagrado dos Incas, além de conectar Cusco a Puno e Arequipa. A escolha de como chegar a Cusco precisa ser feita de acordo com o tamanho do roteiro, tempo disponível e experiência desejada. 

Andar de ônibus pode ser uma ótima opção para quem tem tempo e quer ver de perto a cultura peruana, mas a viagem leva cerca de 22 horas partindo de Lima, então é interessante fazer paradas em outros destinos ao longo do caminho. Avião é a opção mais rápida, porém, é necessário se aclimatar por uns dias após a chegada no Aeroporto de Cusco. Já viajar de trem proporciona uma experiência incrível pelos cenários deslumbrantes do Peru, conheça a opção do trem Belmond Andean Explorer!

Clima em Cusco

Cusco é uma cidade nas alturas (literalmente), pois encontra-se em meio aos Andes peruanos, a uma altura de 3.399 metros acima do nível do mar, por isso, as temperaturas locais não costumam ser tão quentes, chegando a, no máximo, 18ºC. As duas estações marcantes em Cusco são a estação de seca, que é a mais fria do ano, e ocorre entre maio e outubro, tendo poucas chuvas e temperaturas que variam entre 12ºC e -3ºC, apesar disso, esta é considerada a melhor época para realizar os trekkings da região. A outra estação é a chuvosa, que ocorre entre outubro e abril, se estabelecendo com mais intensidade em janeiro. Neste período as temperaturas se elevam e ficam entre 18ºC e 7ºC.

Onde se hospedar em Cusco

Desde a década de 1990 a atividade turística tem tido um papel fundamental dentro da economia de Cusco, por se tratar de um dos principais destinos turísticos do Peru, a cidade tem se desenvolvido fortemente nos pilares que baseiam a infraestrutura do turismo, entre estes estão os hotéis. Para te ajudar a escolher onde se hospedar em Cusco, deixamos opções de 3, 4 e 5 estrelas, mas para conferir mais dicas acesse nosso guia:

Descubra muitos outros destinos no Peru para complementar sua viagem e escolha os pacotes ideais para você com a Viagens Machu Picchu!

Atrativos e Pontos Turísticos de Cusco

Sacsayhuaman

Um dos ótimos exemplos da presença da arqueologia em Cusco é Sacsayhuaman, são fortalezas construídas a cerca de 3.700 metros acima do nível do mar. Esta construção representa fortemente o fascinante conhecimento sobre engenharia do povo Inca, que levou cerca de 5 décadas para finalizá-la. O intuito dessa estrutura era de centro cerimonial aos deuses, porém, após a colonização e o terremoto que afetou Cusco, apenas 40% do local se manteve de pé. Outra opção de passeio para os sítios arqueológicos da região é Qoricancha, o Templo do Sol.

Salineras de Maras e Moray

Este é um tour bastante famoso que parte de Cusco até a cidade de Moray, na região do Vale Sagrado dos Incas, onde encontra-se o Sítio Arqueológico de Moray, que se trata de uma estrutura Inca para agricultura, onde terraços agrícolas foram construídos em círculos e com diferentes níveis de profundidade. 

Já as Salineras de Maras se configuram como mais de 3 mil minas de sal criadas também pelos Incas, ainda hoje estas minas estão em funcionamento e são administradas por famílias locais. Os canais de extração até estas minas retiram água de canais subterrâneos e fazem processo de extração de sal rosa, que é cheio de benefícios. Ambas as estruturas valem a pena conhecer para se impressionar com a engenhosidade dos Incas!

Plaza de Armas de Cusco

Como muitos destinos do Peru, a cidade de Cusco também possui a sua Plaza de Armas, praça principal que organiza a distribuição urbana. Em Cusco, a praça foi estabelecida por Francisco Pizarro, ao denominar à cidade o título de “Cusco, cidade nobre e grande” em 1534. Ao redor da Plaza de Armas encontram-se lojas e algumas das principais atrações locais, além de ser um local cheio de encantos, com flores e decorações.

Catedral de Cusco

A Catedral de Cusco é um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1983, fazendo jus à sua estrutura com 12 capelas em seu interior, além da igreja da Sagrada Família, da igreja do Triunfo e da Catedral. Ao todo, a construção desta obra levou mais de 100 anos para terminar e ainda hoje segue impressionando aos visitantes por sua arquitetura que mistura diferentes estilos, como o gótico, barroco e o renascentista. A Catedral de Cusco encontra-se em frente à Plaza de Armas e ainda exibe alguns artefatos arqueológicos e obras de arte.

Montanhas Coloridas

As Montanhas Coloridas do Peru são um dos principais atrativos de nosso país desde que viralizaram há alguns anos quando finalmente surgiram. Estas montanhas, de fato, sempre existiram, mas foram redescobertas após o descongelamento de seus picos nevados, que revelou suas cores maravilhosas. Existem opções para todos os tipos de viajantes que têm o desejo de realizar o sonho de ver de perto as cores do arco-íris, a montanha Vinicunca, a primeira a aparecer e a mais alta (está a 5.200 metros de altitude) e a montanha Palcoyo, para aqueles que não estão tão preparados para a caminhada em grande elevação, já que encontra-se a 4.900 metros de altitude.

  • Laguna Humantay
  • Machu Picchu com Visita guiado em Português
  • Laguna Humantay II
Machu Picchu com Laguna Humantay + Cusco

Este pacote de viagem para o Peru foi montado pensando em te mostrar as principais

7 Dias / 6 Noites
A partir de: 
USD 889,00
Saiba mais +
  • Montanha Colorida
  • Sacsayhuaman Peru
  • Cidadela de Machu Picchu
Machu Picchu com Montanha Colorida + Cusco

Você já ouviu falar da Montanha Colorida do Peru?

7 Dias / 6 Noites
A partir de: 
USD 897,00
Saiba mais +
  • Promocion carnaval
Carnaval em Machu Picchu 2021

Se você é daqueles que prefere aproveitar o carnaval para descansar ou fazer uma v

5 Dias / 4 Noites
A partir de: 
USD 624,00
Saiba mais +
  • City Tour Machu Picchu
  • Pacotes para Machu Picchu e Cusco
  • Guiado Privado
Machu Picchu, Vale Sagrado Expresso

Deseja conhecer Machu Picchu, uma das 7 maravilhas do mundo, mas não dispõe de mui

2 Dias / 1 Noite
A partir de: 
USD 494,00
Saiba mais +
  • Sacsayhuaman
  • Pacotes de viagem para Machu Picchu
Machu Picchu Clássico

Te convidamos para viver o melhor da cultura peruana, conhecendo os principais pon

4 Dias / 3 Noites
A partir de: 
USD 595,00
Saiba mais +
  • Machu Picchu Pueblo
  • Valle Sagrado Dos Incas II
  • Valle Sagrado Dos Incas
Machu Picchu Tradicional

Nosso pacote

5 Dias / 4 Noites
A partir de: 
USD 707,00
Saiba mais +
  • Machu Picchu Tour Privado
  • Valle Sagrado Dos Incas e Cusco
Machu Picchu Enigmático

O Peru é um país repleto de encantos: além de ser rico em cultura e história e pos

6 Dias / 5 Noites
A partir de: 
USD 787,00
Saiba mais +