Viagens Machu Picchu

Qoricancha

Ao visitar Cusco, a antiga capital do Império Inca, prepare-se para desbravar inúmeros sítios arqueológicos de grande importância histórica. A cidade é praticamente um museu a céu aberto e basta caminhar pelo seu centro histórico para entrar em contato com as construções de antigas civilizações.

Obviamente, alguns lugares são historicamente mais importantes que outros e esses merecem estar no seu roteiro de viagem em Cusco. Um exemplo disso é o Sítio Arqueológico Coricancha, ou Qoricancha, que em quéchua significa algo como “templo dourado”. 

Sabe-se que este lugar, que está localizado na principal avenida de Cusco, era utilizado como centro político e religioso, em adoração ao deus Inti ou deus Sol, a principal divindade Inca. Por esse motivo, Qoricancha também é conhecido como Templo do Sol. Ou seja, um dos principais sítios arqueológicos da era Inca, de extrema importância para o império, localizado no meio da cidade. Incrível, não é?!

A construção tem como característica os famosos e impressionantes blocos de pedras gigantescos que se encaixam perfeitamente e resistem aos terremotos. Apesar de ter sido destruído pelos espanhóis durante a colonização, o local, que hoje foi transformado em museu, reserva mistérios e belezas únicas. 

História do templo Qoricancha em Cusco

Segundo estudos, acredita-se que este sítio arqueológico era utilizado como um lugar de adoração ao deus Inti, principal divindade do povo Inca, para onde eram levadas oferendas em prata e ouro, o que fez Qoricancha ser conhecido como o Templo do Sol. 

Também se sabe que o complexo abrigava outros templos, como o Templo da Lua, Templo das Estrelas e Templo do Arco-íris, além de local de rituais onde se faziam sacrifícios e outros recintos. 

O Templo Coricancha Cusco foi construído durante o império do famoso governante Manko Qhapac e reconstruído tempo depois por Pachakuteq, em 1438. Possui o impressionante sistema arquitetônico Inca, com pedras gigantes que se encaixam perfeitamente, e a base das paredes levemente inclinada, tornando a construção resistente a terremotos. 

Atualmente, o Sitío Arqueológico Qoricancha, é um local que mistura características Incas e espanholas, pois em 1532, durante a colonização, o local foi tomado por Francisco Pizarro, saqueado e, posteriormente, foi doado ao irmão de Francisco e depois, para a Ordem Dominicana. 

Dessa forma, o Templo Qoricancha foi transformado na Igreja e no Convento de Santo Domingo, tendo sua construção original previamente destruída neste processo. A arquitetura Inca, que foi preservada na base do convento, só foi redescoberta anos depois, quando um terremoto atingiu a região.

Essa riqueza histórica que mistura cultura tão distintas é possível ser admirada em uma visita ao Sítio Arqueológico Qoricancha ou Coricancha, e impressiona qualquer visitante. 

Curiosidades sobre o Sítio Arqueológico Qoricancha: 

- Existem diferentes formas de escrita do seu nome, algumas variações são: Coricancha, Korikancha, Qoricancha;

- Dizem que em Coricancha havia aproximadamente 700 folhas de ouro, cada uma com meio metro quadrado. Todas juntas pesariam quase uma tonelada; 

- A maioria dos objetos de ouro que ficavam em Qoricancha foi levada e derretida pelos espanhóis no período da invasão;

- Algumas lendas dizem que os Incas conseguiram fugir levando os tesouros mais importantes do Templo do Ouro para cavernas e outros sítios arqueológicos da região;

- O Templo Dourado é feito de pedras típicas da região andina, chamadas de andesito e calcita.

Onde fica Qoricancha em Cusco? 

Outro fato que impressiona é que esse importante sítio arqueológico da era Inca está localizado no Centro Histórico de Cusco, a poucos minutos da famosa Plaza de Armas de Cusco. 

O Sítio Qoricancha está, literalmente, no centro da cidade, e se estendendo até a Avenida El Sol, principal rua da cidade desde o Império Inca até os dias de hoje. No mesmo local está a Praça de Santo Domingo e o Convento de Santo Domingo. 

Como chegar em Qoricancha? 

• A pé: sim, é possível chegar ao Qoricancha a pé, pois como já mencionado, esse sítio arqueológico fica na principal avenida da cidade, desta forma, a Avenida El Sol. Portanto, se você estiver hospedado no Centro Histórico de Cusco, também estará próximo ao Qoricancha. 

• De táxi: uma forma fácil e rápida de chegar em Coricancha é pegando um táxi, principalmente se você estiver em regiões mais afastadas. 

• City Tour Arqueológico em Cusco: se você quiser otimizar seu tempo de viagem e fazer o tour completo pelos principais pontos turísticos de Cusco em um único dia, incluindo o Sítio Arqueológico Qoricancha, o ideal é contratar uma agência local especializada para guiar seu City Tour Arqueológico e você não perder nenhuma informação ou atração importante da região. 

As principais atrações dentro de Qoricancha: 

Visitar esse incrível sítio arqueológico Inca é voltar ao passado e conhecer de perto essa cultura milenar. A parcial destruição deste complexo, que antigamente abrigou alguns templos importantes, não tirou a beleza e a magia do local. 

Dentro de Qoricancha você vai passear pelo Templo do Sol, o principal templo do complexo, coberto de ouro, onde se adora o Inti, o deus Sol. Além deste, o Templo da Lua, onde se reverenciava a Lua, que era considerada esposa do Sol, e este, por sua vez, era coberto de prata. 

Outro recinto importante era o Templo de Vênus e das Estrelas, pois acreditava-se que as estrelas eram filhas dos incas e aqui ficava o governante Inca. Neste local se realizavam rituais e sacrifícios. O por fim, o Templo do Arco-íris, que também era considerado um deus Inca. 

Tudo que você precisa saber sobre o Tour em Qoricancha: 

Sabendo de todos esses detalhes sobre o templo, com certeza você não deixar de visitá-lo durante sua viagem a Cusco. Antes de tudo, escolha sua forma preferida para realizar o Tour em Coricancha:

• Visitar Coricancha sozinho: existe a opção de ir até o Templo Qoricancha, comprar os ingressos na hora e fazer a visita. Mas, vale ressaltar que dessa forma, sem um guia especializado, muita informação importante sobre a história da cidade e do país é perdida. 

• City Tour Arqueológico em Cusco: esta é forma mais indicada para conhecer não apenas esse sítio arqueológico, mas as principais atrações dos arredores. O City Tour em Cusco passa diversos sítios e as visitas são sempre guiadas, ou seja, muito mais proveitoso. Além disso, contanto com uma agência especializada você não perde tempo e viaja com muito mais conforto e comodidade. 

O City Tour em Cusco inclui a visita a Qenqo, Tambomachay, Puca Pucara e outros. Os ingressos de todas as atrações também estão inclusos. 

Informações gerais sobre Qoricancha: 

• Endereço: Calle Ahuacpinta nº192, Cusco. 

• Valor do Ingresso: valor do ingresso para visitar Qoricancha é de s/ 15.00 para adultos, e estudantes tem direito a meia entrada, pagando apenas s/ 8.00.

• Funcionamento: abre de segunda a sábado, das 8:30h às 17:30h e domingo, das 14h às 17h.