Você está aqui

Arequipa

Arequipa

Arequipa é uma cidade fascinante que reúne a imponência da natureza com os elementos criados pelo homem, andar pelas ruas da cidade é vivenciar um pouco da história viva bem à sua frente, já que as construções de arquitetura colonial permanecem intactas até hoje. Além disso, o que encanta aos visitantes deste destino é o uso de um material vulcânico nos principais edifícios locais, o chamado “silhar branco” tornou seu centro histórico um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e deu à cidade o apelido de “Cidade Branca”. O cenário é complementado pela presença dos três guardiões de Arequipa, os vulcões Misti, Chachani e Pichu Pichu, que atingem até 5.800 metros de altitude com belos picos nevados. Para saber mais sobre Arequipa, confira nosso texto completo sobre o destino!

Sobre Arequipa

Ao longo da história, Arequipa já foi habitada por nativos que fizeram bom uso do vale do rio Chili para a agricultura, foi morada de alguns membros da nobreza Inca e, durante a colonização, teve função de ser um dos centros econômicos do Peru. Esta cidade, também chamada de Cidade Branca de Arequipa, recebe este nome pelas construções com base em silhar branco que caracterizam a arquitetura colonial local e que a fez obter reconhecimento como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO devido aos monumentos do centro histórico. Além da história e arquitetura, este destino é marcado por fascinantes aspectos naturais, como a presença do vulcão Misti, Chachani e Pichu Pichu; do Cânion Colca e da Reserva Nacional Salinas y Aguada Blanca. A soma de todos estes aspectos tornaram Arequipa um dos principais destinos do Peru, recebendo cerca de 2 milhões de turistas ao ano!

Onde fica Arequipa

Arequipa está situada a 2.335 metros acima do nível do mar. Do ponto de vista geográfico, tanto a cidade, quanto seu entorno são verdadeiras joias. Por um lado, a Cidade Branca é cercada por três vulcões basicamente adormecidos, que tornam o cenário mágico. Por outro, Arequipa está próxima de um dos cânions mais profundos do mundo, o Cânion Colca. O departamento de Arequipa encontra-se na região sudoeste do Peru e é conectado pelo corredor turístico sul. Além disso, esta região se configura com um importante centro comercial.

Como chegar em Arequipa

Arequipa é acessível por três meios de transporte: por via terrestre, de ônibus e trem, e por via aérea, avião. Lima e Arequipa conectam-se por meio da rodovia Panamericana Sur, mas também é possível sair de ônibus de Cusco ou de qualquer outra parte do país. De trem, você pode partir rumo a Arequipa saindo de Cusco ou Puno. Já a rota aérea é fácil, já que Arequipa possui aeroporto próprio. Se você sair de Lima, a viagem durará cerca de 1h10, sendo a opção perfeita para roteiros curtos. 

Clima em Arequipa

Arequipa possui um clima marcado por duas estações com características diferentes. Entre os meses de maio e outubro, a estação seca se estabelece e, com isso, também ocorre a chegada das temperaturas mais baixas do ano, que não costumam ficar abaixo dos 10ºC. Já a estação chuvosa se dá entre outubro a abril, sendo que a transição abrange outubro e dezembro, e os meses mais chuvosos são de janeiro a abril. A temperatura máxima de Arequipa atinge cerca de 25ºC, e a cidade é conhecida como “cidade do céu azul eterno”.

Onde se hospedar em Arequipa

Arequipa é considerada, praticamente, a segunda maior cidade do Peru, ficando atrás somente de Lima. Portanto, o que não falta são ótimas opções para se hospedar na Cidade Branca, mas nossa dica é hospedar-se no Centro Histórico, assim estará mais perto dos principais atrativos, bares, restaurantes e muito mais. Gostaria de ter mais recomendações? Confira nosso guia de hotéis em Arequipa

Aqui estão algumas indicações de hotéis de 3 a 5 estrelas:

Para se manter atualizado sobre cultura, novidades e mais assuntos do Peru, acompanhe nosso Blog Viagens Machu Picchu!

Atrativos e Pontos Turísticos de Arequipa

Plaza de Armas

Como em muitas cidades do Peru, Arequipa possui uma praça principal usada como centro da distribuição urbana. O nome destas praças costuma ser Plaza de Armas, e a Plaza de Armas de Arequipa é considerada uma das mais bonitas do país por representar fortemente a arquitetura espanhola. 

Ao redor da praça encontram-se algumas das principais estruturas e atrativos históricos locais, como Catedral de Arequipa, a igreja La Compañía de Jesus e a igreja de Nuestra Señora de la Merced. Além disso, encontram-se 3 portais de granito e uma fonte de água de bronze com uma estátua que pode representar tanto o mensageiro dos Incas, quanto um soldado do século XVI, segundo teorias. Vale a pena visitar a praça e aproveitar para fazer um tour pelo Centro Histórico de Arequipa!

Monastério de Santa Catalina

O Monastério de Santa Catalina é um atrativo que faz parte da essência de Arequipa e merece ser visitado, mesmo que somente pela parte externa. O local representa o uso de silhar branco e as características construções coloniais em Arequipa, devido à sua grande extensão de fascinantes 20.000 m² e de sua longa existência, já que foi fundado em 1579. 

O mosteiro se tornou um local muito misterioso, uma vez que só abriu suas portas ao público em 1970, sabe-se que até 300 freiras viviam completamente isoladas do mundo neste convento. É possível encontrar diversas instalações em seu interior, por exemplo, o Pátio do Silêncio, o Claustro principal, a Torre do Sino e a Igreja. O Mosteiro de Santa Catalina é um atrativo pago, mas aqui você pode encontrar opções de pacotes que incluem este e outros atrativos de Arequipa em um mesmo passeio!

Museu Santuários Andinos

O Museu Santuários Andinos é um passeio muito interessante, pois aqui é possível ficar frente a frente com uma das maiores descobertas do Peru, a múmia da menina Juanita. Este museu surgiu a partir de uma expedição realizada por José Chávez e Johan Reinhard, em 1995, na qual foram procurados os santuários andinos nas altitudes das montanhas. 

Nesta ocasião, encontraram 14 múmias no Peru e uma extensa coleção de artefatos da cultura Inca. Juanita é a grande atração, pois se trata de uma criança em ótimo estado de conservação, e que foi sacrificada em nome das divindades Incas. Juanita pode ser observada entre maio e dezembro, nos outros meses a múmia de Sarita é exposta. Sem dúvidas, esta é uma atração imperdível!

Mirante Yanahuara

Em um destino tão fascinante visualmente, com arquitetura e elementos naturais, nada mais justo que visitar um atrativo que possibilita admirar tudo isso ao mesmo tempo, o Mirante Yanahuara. Este atrativo está em um dos bairros mais antigos de Arequipa, que é considerado Patrimônio Cultural Nacional desde 1972, e permite ver a Cidade Branca e seus arredores, como os 3 vulcões que guardam a cidade, além de o próprio local ter o charme de uma série de portais feitos de silhar branco. Este atrativo é gratuito.

Cânion Colca

O Cânion Colca é uma das opções de passeio na região de Arequipa, sendo um dos locais mais visitados do sul do Peru, trata-se de um dos cânions mais profundos do mundo! Além do cânion, nesta área é possível admirar o voo do belo Condor Andino, terceira maior ave do mundo, fazer esportes de aventura e conhecer a vila de Chivay. Para este tour considera-se ideal reservar dois dias para aproveitar ao máximo, e o local fica a apenas 165 km do norte de Arequipa. 

No momento, não existe nenhum conteúdo classificado com este termo.