Você está aqui

Choquequirao

Choquequirao a outra cidade perdida do Incas

Choquequirao é uma cidadela Inca considerada como um dos últimos refúgios desta civilização no decorrer da colonização. Estas ruínas estão situadas na região de Cusco e possuem uma localização bastante remota, devido a este fator e à grande semelhança de estrutura e arquitetura, Choquequirao é chamada de “Cidade irmã de Machu Picchu”. Além do ponto de vista histórico, a área em que a cidadela fica possui uma biodiversidade rica, tendo cerca de 2.500 espécies de plantas! Até hoje, somente 30% do território foi escavado, então, ainda há muito para ser descoberto. Mesmo com tantos enigmas e mistérios, somente cerca de 10 mil visitantes vão até as ruínas por ano, o que torna este atrativo ainda mais interessante. Entre nesta aventura com a gente!

Sobre Choquequirao

Choquequirao se configura como as ruínas de um antigo local Inca, considerado um dos últimos refúgios desta civilização, o qual algumas teorias indicam que tenha sido um centro cerimonial usado somente pela nobreza e elite desta poderosa sociedade peruana, o que fica bem refletido pelo significado de seu nome, “berço de ouro”, em quéchua. 

Este atrativo possui algumas características que remetem ao famoso Santuário Inca, por isso, recebeu o apelido de “cidade irmã de Machu Picchu”, acrescentando o detalhe de que estas ruínas também foram “descobertas” por Hiram Bingham. 

Ao todo, o local possui cerca de 1.810 hectares, porém, somente 30% foi escavado, sua estrutura é dividida em 9 setores que se distribuem ao redor de uma praça e possui também a presença de terraços para agricultura. Todo o entorno de Choquequirao é cercado por vasta flora e fauna, e o acesso a esta joia arqueológica é feito somente por trilha.

Como se já não fosse surpreendente o bastante, as ruínas de Choquequirao comprovam seu valor e a qualidade da experiência de todos os que ousam fazer a trilha para chegar até o local com o prêmio “Best in Travel” pelo renomado guia Lonely Planet, no ano de 2017. Se você quer adicionar este destino do Peru ao seu roteiro, não deixe de ler tudo sobre Choquequirao nos próximos itens e saiba mais sobre como visitar este antigo local Inca.

Como ir para Choquequirao?

O Sítio Arqueológico de Choquequirao está localizado no departamento de Cusco, na região de La Convención. Situa-se aos pés do famoso Monte Salkantay, no norte do Rio Apurimac. Estas ruínas estão a 3.033 metros de altitude e para conhecê-las é preciso de bastante esforço físico, pois só é possível acessá-las por trilha. 

O mais recomendável para ir para Choquequirao é estar na cidade de Cusco. É possível pegar voos para a Cidade Imperial com facilidade partindo da capital do Peru, Lima. Também existem rotas de ônibus ou trem para Cusco, portanto, confira nosso guia para saber mais!

Trilha para Choquequirao

Choquequirao é um atrativo acessível somente por trilha, a exigência de preparo físico demonstra que o caminho, acima dos 3.000 metros acima do nível do mar, não é fácil, mas certamente recompensa com um destino vazio, que transmite paz e tranquilidade. A trilha tem início em San Pedro de Cachora, cidade a cerca de 3 horas de Cusco, e demora entre 4 e 5 dias para ser concluída. É possível cortar um pedaço do trajeto indo de van até Capuliyoc, onde é possível comprar alguns mantimentos para o trajeto. Recomendamos fortemente a contratação de guias para realização da trilha para Choquequirao!

Clima de Choquequirao

Choquequirao está em uma alta elevação, por isso, possui características climáticas referentes às dos Andes Peruanos. O inverno na região ocorre entre maio e outubro, sendo a época mais fria do ano com temperaturas que vão de 12ºC a -3ºC, é uma época marcada pela seca, logo, as chances de chuva são praticamente nulas. 

Já a estação chuvosa, que acontece entre dezembro a abril, é marcada por temperaturas um pouco mais quentes, de 18ºC a 7ºC, e muita umidade. Pelos riscos de chuva, que se intensificam em fevereiro, recomenda-se visitar Choquequirao durante a estação seca.

Se está curioso para explorar as terras peruanas ao máximo, conheça nossos pacotes e entre nessa aventura!

Principais atrativos de Choquequirao

Cachora

A cidade de Cachora é o ponto de partida para esta grande aventura até as ruínas de Choquequirao, este é um povoado com aspectos típicos andinos, e por ser um local pequeno oferece muita tranquilidade e silêncio. A cidade possui uma pequena praça principal, além da igreja e do charme das casas. De Cachora a Choquequirao são cerca de 30 km, porém, o trajeto não deixa de ser interessante nem por um minuto, já que você estará rodeado por cânions, picos nevados e terá a oportunidade de ver muita flora e fauna, quem sabe no caminho não encontra ursos de óculos?

Pampa de Anta

Este atrativo encontra-se no trajeto para Cachora, cidade onde a trilha para Choquequirao começa, no departamento de Cusco. Do ponto de vista histórico, este local possui considerável valor, por se tratar do cenário principal de uma das mais incríveis lendas sobre o povo Inca e sobre a região de Cusco. De acordo com esta lenda, contada também por cronistas espanhóis, o Pampa de Anta foi o lugar onde o Deus Sol, chamado de Inti, realizou a transformação de pedras em guerreiros. Esta transformação teria sido a única forma do povo Inca vencer os Chancas, seus maiores inimigos.

Banhos Termais de Cconoc

Nas proximidades da rota para Choquequirao também encontram-se locais para os conhecidos banhos termais, que têm propriedades curativas de doenças como artrite ou reumatismo, além de ajudar a recuperar músculos exauridos. Ao contrário das águas das fontes termais de Aguas Calientes que possuem enxofre na composição, os banhos de Cconoc não possuem cheiro, o que torna a experiência mais agradável. Os banhos termais encontram-se na margem esquerda do Rio Apurímac, em Curahuasi.

Além dos grandes monumetos e ruínas que contam a história de nosso país e dos aspectos naturais que encantam a todos os viajantes, conheça também as festividades do Peru e venha compartilhar de nossa cultura conosco! 

No momento, não existe nenhum conteúdo classificado com este termo.