Você está aqui

Choquequirao

Choquequirao a outra cidade perdida do Incas

Considerada o último refúgio dos Incas, a cidadela de Choquequirao impressiona não somente pela paisagem em que está inserida, mas também pela extraordinária arquitetura, absolutamente similar à mais que famosa cidadela de Machu Picchu. Aliás, ambas cidadelas levam o título de “cidades irmãs”. Considerada um antigo centro cerimonial utilizado somente pela nobreza Inca, seu nome em quéchua significaria “berço de ouro”. Baseados em relatos de cronistas, alguns pesquisadores atuais defendem a ideia de que o local serviu de esconderijo para os últimos Incas frente à perseguição dos conquistadores espanhóis a partir do ano de 1536.

Seu entorno apresenta uma grande variedade de flora e fauna nativas, como samambaias nativas e muitos tipos de orquídeas, assim como condores, raposas, gambás, beija-flores e pumas. A infraestrutura turística no local vem sendo melhorada nos últimos anos. O governo peruano tem planos de aumentar gradualmente a quantidade de visitantes. Atualmente a única forma de se chegar à cidadela é através de uma trilha, ao contrário da Trilha Inca onde o retorno é realizado de trem, aqui, a única forma de voltar é pela mesma trilha. Existe um projeto em andamento que pretende implementar um teleférico até a cidadela, para facilitar o acesso a seus visitantes.

Localização.

Sobre sua localizaçao, Choquequirao se encontra a uma altitude aproximada de 3.100 metros e ocupa uma área de 810 hectares do distrito de Santa Teresa, província de La Convención, na divisa com Apurímac. A única forma de se chegar aí é partindo da cidade de Cusco. Este é o local ideal para estabelecer o “acampamento base”. Cusco dispõe de uma das infraestruturas turísticas mais completas do Peru.

As rotas das cidades próximas a Cusco são:
- Norte: Pela rota da cidade de Ucayali
- Sul: Pelas rotas das cidades de Arequipa e Puno
- Leste: Pelas rotas das cidades de Madre de Dios e Puno
-Oeste: Pelas rotas das cidades de Arequipa, Apurimac, Ayacucho e Junín

Via Terrestre.

Rota Lima x Cusco x Arequipa, 1.650 km, cerca de 24 horas de carro.
Rota Lima x Nazca x Puquio x Abancay x Cusco, 1.136 KM, 26 horas, aproximadamente, de carro.

Você também pode fazer a rota de Lima para Ayacucho para a Rota da Libertadores e de lá para Cusco.

Puno - Cusco: 389 km (07 horas de carro).
Puerto Maldonado - Cusco: 532 km (10 horas aprox.).

Via Aérea.

Há voos diários para Cusco de Lima e outras cidades. Aeroporto Velasco Astete fica a 3 km da cidade e tem serviços de táxis e ônibus. Em Lima os voos partem diariamente para a cidade de Cusco, a duração é de aproximadamente 1 hora. Da mesma forma Puerto Maldonado conta com voos diários para a cidade de Cusco, a duração do voo é de 30 minutos, aproximadamente.

As distâncias entre Cusco e alguns outros departamentos do nosso país:

- Cusco para Lima: 1.153 km
- Cusco para Ayacucho: 597 km
- Cusco para Abancay: 198 km
- Cusco para Arequipa: 623 km
- Cusco a Puno: 389 km
- Cusco a Puerto Maldonado: 532 km

Via Férrea.

Existe um serviço diário de trem de Arequipa, através de Juliaca (Puno), com cerca de 20 horas de viagem. De Puno são 10 horas. O ponto mais alto deste percurso é La Raya em 4313 metros entre Cusco e Juliaca. Existe um serviço de trem que liga as cidades de Cusco, Puno e Arequipa. Rota é Arequipa x Juliaca x Puno x Cusco; Abrange 750 km e dura cerca de 17 horas.

 

Clima de Cusco.

Cusco se localiza no vale formado pelo rio Huatanay e as colinas que estão em sua volta. O seu clima é geralmente seco e suave, a cidade tem duas estações distintas, a seca temporada entre abril e outubro, com dias ensolarados, noites frias com gelo e temperatura média de 13°C, e uma estação chuvosa, de novembro a março a temperatura média de 12°C. Nos dias de sol a temperatura passa dos 20°C. Abaixo há os parâmetros climáticos mais prováveis durante o ano.

 

Gastronomia de Cusco.

A rica gastronomia peruana é o resultado de uma fusão entre a tradicional culinária do antigo Peru a culinária espanhola e alguns costumes culinários trazidos pelos escravos africanos. Com uma característica exclusiva da culinária do Peru, as artes culinárias estão em constante evolução e juntamente com a variedade de pratos tradicionais a torna única. O clima do Peru e também seus microclimas são propícios para um amplo cultivo de produtos agrícolas de diversas espécies. Se lhe interessa o assunto, não deixe de conferir nosso Tour Gastronômico.

Entre os pratos mais conhecidos temos:

- Ceviche de Pescado
- Chicharrón
- Lomo Saltado
- Tallarín Saltado
- Alpaca ao Molho Aguaymanto
- Cuy Colorado
- Pollo a La Brasa
- Sopas
- Ají de Gallina

Se você deseja enriquecer sua experiência com a gastronomia peruana, Viagens Machu Picchu aconselha visitar os seguintes restaurantes:

- El Pachapapa
- El Map Café
- El Chicha
- La Cicciolina
- La Divina Comedia
- El Limo
- Le Solei
- Morena
- Limbus
- Green Point 
- La Bodega 138
- Inkazuela
- Numa Raymi
- El Meson de Don Tomas

Confira nossos pacotes promoção Peru 2017.

Atrativos e Pontos Turísticos em Choquequirao

Pampa de Anta.

Localizada a pouca distância de Cusco, no trajeto a Cachora, este lugar tem grande importância na história do povo Inca e de Cusco. Segundo uma antiga lenda, registrada também pelos cronistas espanhóis, foi aí neste lugar onde o Deus Sol transformou pedras em guerreiros e só assim puderam vencer seus maiores inimigos, os Chancas.

 

Banhos Termais de Cconoc.

Os famosos banhos termais possuem uma água conhecida por suas propriedades medicinais e são indicadas como relaxante muscular, entre outras coisas. O local está localizado na margem esquerda do Rio Apurímac, no distrito de Curahuasi.

 

Cachora.

Este povoado tipicamente andino é a porta de entrada para Choquequirao, um lugar tranquilo e silencioso, com sua pequena praça, uma igreja e suas simpáticas casas. Daqui até Choquequirao são 30km de caminhada em uma paisagem de tirar o fôlego, com vistas incríveis de grandes abismos e picos nevados.

Planeje sua viagem ao Peru conhecendo mais sobre as muitas festividades do Peru aqui existentes.

No momento, não existe nenhum conteúdo classificado com este termo.

DirceturProm PeruPeruPeru - Ministerio de Cultura

Viagens Machu Picchu 2016 - 2020 (Desenhado por LLIKA)