Você está aqui

Trilha Salkantay – A trilha mais Fabulosa

Trilha salkantaya uma das trilhas mais famosas do Peru

Uma das melhores formas de conhecer as diversidades de climas da cidade de Cusco é fazer uma das famosas trilhas que levam até o Santuário de Machu Picchu, a famosa trilha de SalKantay ou Salcantay que em língua quéchua significa “Senhor” já que na antiguidade os incas tinham muito respeito as divindades andinas como os nevados, já que sem água não tem vida. Sankantay é um pico da Cordilheira dos Andes localizado no Peru. Atinge os 6.271 mts de altitude e pertence à Cordilheira de Vilcabamba, sendo o ponto mais alto desta cordilheira que integra os Andes.
A famosa trilha de Salkantay tem uma duração de 5 dias e 4 noites caminhando aproximadamente umas 8 a 9 horas por dia, com café da manhã, almoço, hora do chá e o jantar.

Primeiro dia
No primeiro dia é preciso acordar bem cedinho, aproximadamente as 04:00 horas da manhã. O transfer virá ao seu encontro e irá levá-lo até o ponto de concentração. Dali a van irá leva-lo até o povoado de Mollepata em aproximadamente 2:30 hrs a 3:00 hrs de viagem, onde você poderá aproveitar para tomar o café da manhã, com as variedades de produtos próprios da região por aproximadamente uns 30 minutos a 50 minutos. Próximo dali a unidade de transporte aguardará você na Praça de Armas que fica ao lado do restaurante. Neste ponto você poderá comprar água, folhas de coca, biscoitos e doces, capa de chuva e bastões que são muito necessários para o começo da trilha.

Da praça de Mollepata até o início da trilha o tempo de viagem é de 01:00 hr. Neste trajeto de viagem poderemos apreciar diferentes variedades de plantas, belas paisagens e uma diversidade de animais como a Vizcacha, Bamby, Tigrilho entre outros.

Chegaremos a Challacancha onde começa nossa primeira trilha. Nosso guia começará com uma apresentação de todo o grupo, dando algumas orientações e então começaremos a caminhar subindo até os famosos andenes Incas, antigos condutos e sistema de irrigação, que tem muita importância para a agricultura de diferentes povoadores da zona, os canais andinos começam desde o nevado Salkantay até o povoado de Anta. Caminharemos aproximadamente 6:00 hrs até o povoado de Mollepata, onde chegaremos para almoçar e descansar por 02:00 hrs. Depois do descanso começaremos a caminhar com destino a nossa próxima aventura que é a famosa lagoa de Humantay, uma das mais belas e naturais deste povoado. A diferença desta lagoa é a cor azul, sendo também o mais incrível cenário natural rodeado de nevados com o mesmo nome. Caminharemos aproximadamente entre 02:00 hrs a 02:30 hrs  de subida e 02:00 hrs de baixada até o acampamento para a hora do chá. A noite começaremos com nossa primeira janta acompanhada com o famoso chá de folha de coca para uma boa aclimatização já que estaremos a uns 3.912 mts. Então poderemos descansar em tendas que nos serão entregues individualmente juntamente com um sliping para poder nos aquecer e descansar, já que a temperatura cai chegando de  2 a 3 graus.

Segundo dia
Acordaremos para tomar o café de manhã, que será entre as 06:00 hrs e 07:00 hrs da manhã.
Começaremos nosso segundo dia de caminhada às 7:00 hrs da manhã com destino a Montanha Salkantay, que fica a uns 4.630 mts. Caminharemos aproximadamente 03:00 hrs até chegar ao lugar mais alto onde primeiramente nosso guia começará a dar graças a Pachamama e aos deuses andinos com folhas de coca pedindo permissão para poder continuar com nossa viagem. Poderemos também observar a famosa lagoa de Salkantay a 40 minutos do mirador de Salkantay e então começaremos a descer até nosso segundo acampamento que fica no povoado de Rayanniyoc onde almoçaremos as 14:00 hrs e poderemos nos descansar 1 hora.

Começaremos a caminhar novamente com destino a Chawllay aproximadamente por 05:00 hrs. Quando começarmos a descer poderemos a perceber a troca de clima, já que de um lugar frio estaremos indo a um lugar com clima mais tropical. Ao chegar ao nosso seguinte acampamento nos serão entregues as tendas e sleping para dormir. As 19:00 hrs será servida uma pequena refeição sendo que as 20 :00 hrs jantaremos e logo dormiremos até o dia seguinte.

veja aqui algumas dicas e recomendações para trilha.

Terceiro dia
No terceiro dia nosso guia nos acordará as 6:00 hrs de manhã para que possamos tomar o café da manhã às 7:00 hrs da manhã. Agradeceremos ao arrieiro que é o trabalhador que nos acompanha em todo nosso passeio levando nossa bagagem em cavalos. Começaremos a caminhar no meio da selva por aproximadamente de 6:00 hrs a 7:00 hrs, já com um clima mais tropical. Começaremos a observar diversidade de frutas, plantas, árvores, animais, borboletas e as mais belas paisagens da selva virgem até chegar à praia Sahuayaco onde uma van estará nos aguardando para nos levar até o povoado de Santa Teresa. As 14:00 hrs teremos nosso almoço com produtos e frutas tropicais da região e descansaremos por 02:00 hrs. Logo as 16 hrs uma van virá nos procurar para nos levar a Colcamayo, lugar onde tem piscinas de águas termais onde poderemos descansar até a noite. É muito recomendável levar repelentes já que é uma zona tropical com variedade de mosquitos. As 20:00 hrs voltaremos para o acampamento para poder jantar e descansar. Nessa noite a equipe fará uma reunião ao lado de uma fogueira onde todos podem falar sobre viagem e sobre o que mais agradou na trilha. Também é permitido beber.

Quarto dia
Nosso quarto e último dia de trilha. As 8 horas da manhã será servido um ótimo e saudável café da manhã para que logo comecemos a caminhar desde Santa Teresa até a antiga Hidroelétrica em umas 6 horas de caminhada. As 14:00 horas chegaremos a Hidroelétrica onde teremos um almoço bem caprichado com produtos e bebidas feitas de frutas naturais, as 15:00 horas começamos de novo a caminhar até o povoado de Águas Calientes. Caminharemos umas 3 horas até chegar ao hotel onde teremos umas horas para poder um tomar banho e descansar um pouco.
As 20:00 horas nosso guia passará pelo hotel para nos levar até o restaurante onde teremos nosso último jantar. O guia dará uma pequena explicação e nos entregará os ingressos e as passagens para subir até o Santuário de Machu Picchu.

Quinto dia
Nosso quinto dia acordaremos mais cedo, as 03:30 hrs. Teremos que esperar no ponto de ônibus para que nosso guia possa nos levar até o Santuário de Machu Picchu. É melhor acordar mais cedo, pois nesse horário a vista é a mais bela quando o sol começa a sair e a cidade de Machu Picchu começa a resplandecer. Nosso guia nos dará toda a informação sobre a montanha, fatos estatísticos e muita informação. Depois teremos 2 horas para poder voltar aos lugares que gostamos mais e possamos fotografar. Logo voltaremos para Águas Calientes para poder almoçar e embarcar no trem para voltar para o Cusco ou também fazer a trilha de volta até a Hidroelétrica, onde temos muitas vans com destino para Cusco. Aqui finalizamos a trilha mais famosa, ótima opção para poder conhecer e visitar as diferentes regiões do Cusco, sendo também uma ótima escolha para pessoas que gostam de trilha e aventura.

Veja nossa nosso Blog Viagens Machu Picchu para mais informações sobre os destinos do Peru

DirceturProm PeruPeruPeru - Ministerio de Cultura