Você está aqui

Tour Vale Sul | Visitando Tipón, Igreja de Andahuaylillas e Pikillaqta.

Tour Vale Sul de Cusco

Tour Vale Sul de Cusco com visita a Tipon, Andahuaylillas e Pikillaqta.

O tour Vale de Cusco se realiza dentro das localidades de Cuzco, Tipon e proximo a Urcos. A provincia de Quispicanchi faz parte da região de Cusco desde 21 de junho de 1825 localizada ao Sul de Cusco. É uma pequena cidade bem acolhedora arrodeada por belas paisagens com montanhas.
A história dos Quispicanchi começou antes da expanção incas quando o territorio se encontra  varías tribos como os pinanguas que posteriomente foi denominado pelo inca Pachacutec. A denominação Qquespí vem dos velhos decendentes dos aliados lloque yapanqui o emperador que eles submeteram depois uma serie de batalhas. Antes da denominação dos incas outros povos pré-incas já viviam em Quispicanchi como Pikara, tianunco e wari. Logo depois incas se expandiram até Collao que foi um dos centros mais importântes.
Com a chegada dos espanhoes eles tomaram de conta porque o lugar era de terras muito férteis, por isso era considerada uma provincia muito rica. 

Vale Sur de cusco: se encontra um conjunto de restos pré-incas, incas e coloniais. 
Tipón: é uma cidade de lindos e admiraveis fontes de águas que costituem outro dos complexos arqueólogicos mais importânte que se encontram localizados dentro da cidade de Cusco.
Piquillaqta- centro arqueólogico pré-inca o nome provem do idioma falado em Quechua que significa “ povo de pugas ”. A cidade é caracterizada por seus níveis de construção de pedra, cal e gesso.
Hoje apresenta características de um grande centro urbano correspondente ao imperio Wari com mais de mil construções entre praças, colcas que eram “ praças de alimentos”, vivendas, templos, constituia-se de largas e estreitas ruas com edificios com altura de mais ou menos 4 andares.
Andahuaylillas - Tradicional povo localizado na provincia de Quispacanchi típica villa andina do tempo colonial  de arquitetura  do século XVII e XVII. A praça  central de armas conta uma igreja chamada “San Pedro”, um templo colonial conhecido como “Capilla Sixtina de américa” por sua maravilhosa arte religiosa expresados por pinturas no teto em paredes de estilo barroca.

O passeio.
O nosso passeio inicia apartir das 8:00 até 1:00 da tarde.
Nossa primeira parada é no povoado de Tipón o sitio arqueológico conta com terraças serviam para o cultivo de flores conta com canais de irrigação, hoje todavía esses canais são ativos devido no alto da montanha o gelo derrete correndo assim as montanhas deixando o lugar super fértil. O lugar é lindo mais Tipón todavía não é um lugar muito conhecido pelos Turistas devido ser descoberto recentemente. É um sitio arqueólogico novo para os peruanos  e estrangeiros fica a 23 km de Cusco ao sul de Cusco se encontra a dois quilômentros do povoado de panadero de Oropesa da provincia de Quispicanchis, em esse lugar eles produzem pão bem grandes chamados Oropesa em homenagem o nome da cidade. É uma cidade muito bonita rodeada de varías árvores é valles devido ter um bom clima. A fama desta cidade o seus grandes pães. O povoado foi fundado por Francisco de Toledo, ao qual deu nome de Villa de Oropesa. Tipón  conta um sistema hidráulico onde foram construido pelos incas também muros com pedras vulcanicas com pedras bem polidas e talhadas as construções dos canais são bem canalizadas com aguas que emergem do fundo de forma subeterrânea com diversos canais, e um deles contém dois que se chama  “mapucapari e mamão” que siguinifica Mulher e homem. Outro canal conta com quatro fontes que representa o histórico e a arqueólogicamente quatro irmãos. Esse sitio ele foi recém descoberto á dez anos. Em seguida seguimos para a nossa segunda parada outro povoado chamado Andahuaylillas localizado a uns 35 quilometros da cidade de Cusco, também colonizado pelos espanhoes e como características dos colonizadores foi construido uma pequena igreja no alto da cidade ornamentada de ouro e prata, conhecida como capela Sixtina da Américas. 

Na nossa útima parada será em  Pikillaqta é um sito arqueólogico deixado pela cultura Wari hoje pode ver a cidade apenas os restos das edificações, que não eram tão grandes devido as pessoas dessa região serem pequenas por isso as casas tem por característica serem baixas mais que o normal.
Andahuaylillas
Seu nome original é Antahuayllas. Esta localizada sobre a planice. Depois da época colonial ficou Andahuaylillas. Se encontra 42 km da cidade de Cusco. Os dias que a igreja San Pedro esta aberta é de segunda á domingo apartir das 7:30 á 5:30 da tarde. A cidade tem um museo que está ao lado da igreja e conta com mumias e utensilios da época inca.

Em conclusão neste passeio iremos aprender um pouco da gastronomia local e do sistema hidraulica de transporte de água que são transportadas desde os nevados e ao Vale Sul de Cusco para a produção do famoso milho Branco e outros.

Caso deseje realizar este passeio poderia incluir dentro de seu pacote de viagem para Cusco, solicite ao seu agente de viagens.

Veja outro tour que não poderia deixar fora de seu roteiro de viagem > Tour Maras Moray e Salineiras 
 

DirceturProm PeruPeruPeru - Ministerio de Cultura

Viagens Machu Picchu 2016 - 2020 (Desenhado por LLIKA)