Você está aqui

Principais atrações e pontos turísticos em Cusco

Atrações Turísticas de Cusco

Principais atrações em Cusco.

 

Catedral de Cusco.

A Catedral de Cusco está localizada em frente à Praça de Armas, exatamente no coração da cidade. Constituída de três igrejas (Sagrada Família, Catedral e Triunfo) teve sua construção iniciada no ano de 1539, exatamente sobre o templo inca de Suntur Wasi, ou palácio do Inca Wiracocha. A Basílica, como também é chamada, foi erguida em honra a Nossa Senhora da Assunção e abriga além de altares de ouro e prata uma enorme coleção de obras de arte e quadros icônicos da Escola Cusquenha. Nas catacumbas da capela do Triunfo repousam as cinzas do famoso cronista mestiço Inca Garcilaso de la Veja e em uma capela lateral da catedral se encontra a imagem do Senhor dos Tremores, ou Senhor dos Terremotos (Taitacha Temblores), o padroeiro da cidade.

 

Templo do Sol - Qoricancha.

O Templo do Sol, também chamado de Qoricancha (recinto de ouro, em tradução livre do idioma quéchua) está localizado na principal avenida de Cusco, a Avenida El Sol. Na época inca este foi o principal templo do império e conta-se que seus muros estavam totalmente cobertos por placas de ouro. São várias as estruturas dentro do recinto que no passado tiveram funções diversas. Aí eram armazenados os ídolos ou deuses dos povos conquistados pelos incas. Seus jardins estavam enfeitados com estátuas de ouro em tamanho real de crianças e animais. O Coricancha abrigou também, segundo as crônicas, o famoso disco solar, peça esta que teve paradeiro desconhecido. Parte do templo foi destruído pelos espanhóis para dar lugar à construção da Igreja de Santo Domingo.

 

Pedra dos Doze Ângulos - Hatun Rumiyoc.

A Pedra dos Doze Ângulos é um dos símbolos mais famosos da cidade de Cusco, estampa uma série de logotipos de empresas turísticas locais e até mesmo o rótulo da Cerveja Cusquenha, uma das cervejas mais populares do Peru. Esta pedra se encontra em um dos muros externos do Palácio Arcebispal, no centro da cidade, que dá para a rua Hatunrumiyoc no caminho ao bairro boêmio de San Blas. Este palácio espanhol foi construído encima de um recinto inca, justamente onde se encontra dita pedra. O bloco foi cortado com extrema precisão, formando assim doze ângulos e encaixando-se à parede de forma magistral. Não é preciso pagar ingresso para visitar esta famosa pedra.

 

Sacsayhuamán.

Sacsayhuamán, também chamada de Fortaleza de Sacsayhuamán, é uma construção megalítica localizada a pouca distância do centro da cidade de Cusco. Não se sabe com exatidão a função prática deste complexo no passado. Atualmente a hipótese mais aceita é de que foi um lugar dedicado a cerimônias e não uma fortaleza. No presente resta somente uma pequena parte do que foi Sacsayhuamán no apogeu do império incaico. Quando os espanhóis chegaram a Cusco disseram que esta construção no foi realizada por homens, mas sim por demônios, devido à grandiosidade dos blocos de pedra. Na colônia os espanhóis desmontaram a maioria das estruturas de Sacsayhuamán para utilizar suas pedras nas construções das principais igrejas da cidade.

 

Museu Inka.

O Museu Inka é considerado o principal museu da cidade de Cusco e está localizado ao lado da Praça de Armas, em um dos casarões coloniais mais bonitos da cidade. Com uma enorme coleção de artefatos incas e de muitas outras culturas antigas do Peru, o museu dispõe ainda de uma completa biblioteca especializada de arqueologia, além de algumas lojas de artesanato e produtos típicos, normalmente confeccionados por comunidades nativas. Destaca-se aí a sala de exposições de múmias incas. Um passeio imperdível.

 

Mercado San Pedro.

O Mercado San Pedro é um dos mais tradicionais da cidade de Cusco. Ao melhor estilo mercadão, aqui você encontra de tudo. Desde frutas, verduras, carnes, queijos, grãos e demais plantas típicas dos Andes, até roupas, calçados, ferramentas e utensílios domésticos. O mercado também é um bom lugar para comprar artesanato com preços bastante acessíveis. O lugar é bastante disputado durante todo o dia por peruanos e estrangeiros. Destaca-se aí a “praça de alimentação”, com pratos típicos de Cusco e famosos por seu preço baixo e pela forma generosa de como são servidos. Não deixe de visitá-lo!

 

Veja nossas informações para a sua viagem para Machu Picchu e todo o Peru

DirceturProm PeruPeruPeru - Ministerio de Cultura