Você está aqui

Sobre o Peru

Peru maravilhoso

 

Geografia do Peru.

O Peru é o terceiro maior país da América do Sul, possui uma área de 1.285.216,20 km² e aproximadamente 28.220.764 habitantes. Está dividido em 24 departamentos (estados) e sua capital é a cidade de Lima, a mais populosa do país. Como principais atividades econômicas, explora a mineração, o gás, o petróleo, a pesca e o turismo, além da agricultura e têxteis. O idioma oficial é o espanhol, além do quéchua (o idioma dos Incas) e o aimará (falado na região do Lago Titicaca, fronteira com a Bolívia).

Gastronomia do Peru.

A gastronomia do Peru é muito famosa, chegando a ser considerada uma das mais variadas do mundo. Por possuir inúmeras regiões com climas e característica muito diferentes apresenta uma grande variedade na produção de produtos agrícolas. Além de manter a tradição de culturas nativas, mistura influências da cozinha espanhola, africana e asiática. 
Conheça os principais pratos típicos do Peru e conheça nosso tour gastronômico

Ceviche.

Preparado a base de peixe cru, limão, cebola roxa, batata doce, milho torrado, sal e pimenta. O ceviche que é considerado o prato nacional do Peru e pode ser preparado com vários tipos de peixe. Na verdade, a carne não é crua, mas sim “cozida” no próprio suco do limão. Geralmente é picante. Imperdível.

Frango na brasa.

Uma mania peruana e popular em todo o país. O frango é assado num forno a lenha e seu tempero é a base de cerveja preta, vinagre branco e pimenta. É servido com batatas fritas e saladas em generosas porções.

Chifa.

O termo é utilizado para denominar a fusão da tradicional cozinha chinesa com os temperos, ingredientes e preferencias da cozinha peruana, o que torna os pratos únicos. Há uma infinidade de opções de chifa e entre os mais populares podemos destacar o arroz chaufa e a sopa wantan (o wantan seria a mesma massa de pastel utilizada no Brasil)

Pachamanca.

Este prato tem origem em culturas pré-incas, com uma antiguidade que pode chegar a 5.000 anos. Consiste em cozinhar uma variedade de tipos de carnes (de vaca, frango ou porco), verduras e legumes embrulhados em palha de milho ou folhas de bananeira em um buraco feito no chão, na terra mesmo. Daí seu nome: Pacha (terra) e Manca (panela), em tradução livre do idioma quéchua.

Bebidas típicas do Peru.

Entre as bebidas típicas do Peru, temos o Pisco, considerada a bebida nacional. É elaborada a base de uva. Ao contrário do vinho que é fermentado, o pisco é obtido através do processo de destilação, ou seja, é uma espécie de aguardente de uva. Com esta bebida é elaborado o famoso Pisco Sour, um coquetel similar à Caipirinha, com limão, gelo e açúcar. Não podemos deixar de citar a Chica (chicha de jora), uma espécie de cerveja, fermentada do milho, muito popular antes mesmo do surgimento da civilização Inca, produzida e consumida até os dias atuais. Há também a Chica Morada, feita com o milho roxo, mas não é alcoólica e se parece mais a uma espécie de suco, doce e agradável.
Se você ama gastronomia, não deixe de conferir nosso Tour Gastronômico no Peru.

Clima do Peru.

O clima do Peru é muito variado. Basicamente o Peru se divide em três regiões, as chamadas Costa, Serra e Selva e ditas regiões possuem características distintas no que se relaciona a clima. No litoral, principalmente ao Norte do país, as temperaturas são bastantes altas no verão, assim como na região amazônica. Na Cordilheira dos Andes as temperaturas são negativas no inverno, inclusive apresenta fortes nevascas. Além disso as estações de chuva são bem marcadas. Chove forte em todo o país de novembro a março, inclusive nos Andes. A época chuvosa vai de dezembro a final de março e a seca, de abril a novembro. Na região de Cusco e Machu Picchu, há bastante variação de temperatura, mas normalmente o máximo é em torno de 20°C e a mínima perto de 0°C onde as pessoas não acostumam fazer as trilhas do Peru. Já na região de Lima, costa do Peru, as temperaturas são mais elevadas, variando de 12°C a 30°C. 

Cultura do Peru.

A cultura do Peru é absolutamente complexa. Com influencias de inúmeras etnias que remontam a 15.000 anos e uma infinidade de misturas e fusões, a identidade peruana assume características únicas e singulares, o que podemos ver em sua arquitetura, gastronomia, música, dança e demais expressões artísticas. O país foi berço de algumas civilizações mais antigas da América do Sul, muitas ainda da era pre-inca, como a Moche, Huari e Nazca. 
Entenda mais sobre a cultura, lendo sobre a história do país logo abaixo:

História do Peru.

A história do Peru se confunde com a história Inca, mas é importante saber que a história do país começou muito antes, com outras civilizações igualmente importantes e que também deixaram um legado cultural. Uma das primeiras civilizações é a Caral, que surgiu aproximadamente em 3.000 a.C. e posteriormente, a Chavín, considerada a cultura mãe de todas as sociedades absolutamente complexas que habitaram o Peru, até a conquista do Império Inca por parte dos espanhóis no ano de 1533. Muitas culturas ocuparam o território peruano no passado. Seus remanescentes chegaram ao ápice de desenvolvimento com a aparição dos Incas em Cusco, cultura esta que viria a dominar praticamente todo o continente sul-americano, desde o Peru até a Bolívia, Argentina, Equador e Chile. O Império Inca (1.200-1533 d.C) chegou a níveis de desenvolvimento fantásticos, na arquitetura, na engenharia, na astronomia, na agricultura e em uma série de outros aspectos. Com uma organização social complexa se crê que seus costumes são herança das anteriormente notáveis culturas Wari e Tiahuanaco.

Entre em contato conosco, temos pacotes de viagem feitos a sua medida para suas necessidades em Peru.

Destinos Recomendados