Você está aqui

Sobre o Peru

 

Geografia do Peru.

O Peru é o terceiro maior país da América do Sul, possui uma área de 1.285.216,20 km² e de acordo ao último senso oficial de 2007 tem 28.220.764 habitantes. Está dividido em 24 departamentos (estados) e sua capital é a cidade de Lima, a mais populosa do país. Como principais atividades econômicas explora a mineração, o gás, o petróleo, a pesca e o turismo, além da agricultura e têxteis. O idioma oficial é o espanhol, além do quéchua (o idioma dos Incas) e o aimará (falado na região do Lago Titicaca, fronteira com a Bolívia).

Gastronomia do Peru.

A gastronomia do Peru é muito famosa, chegando a ser considerada uma das mais variadas do mundo. Por possuir inúmeras regiões com climas e característica muito diferentes apresenta uma grande variedade na produção de produtos agrícolas. Além disso mantém a tradição de diversas culturas nativas e recebeu influências das cozinhas espanhola, africana e asiática, principalmente da chinesa. São muitos os pratos famosos, como por exemplo o Ceviche, o prato nacional do Peru. Podemos citar também o Lomo Saltado, o Ají de Gallina e o Pollo a la Brasa. Como bebidas temos o Pisco, um destilado da uva (ao contrário do vinho que é fermentado da uva) e a Chicha de Jora, um fermentado de milho, a cerveja Inca, fabricada até os dias atuais e muito apreciada na região sul do Peru.

Se lhe interessa o assunto, não deixe de conferir nosso Tour Gastronômico.

Clima do Peru.

O clima do Peru é muito variado. Basicamente o Peru se divide em três regiões, as chamadas Costa, Serra e Selva e ditas regiões possuem características distintas no que se relaciona a clima. No litoral, principalmente ao Norte do país, as temperaturas são bastantes altas no verão, assim como na região amazônica. Na Cordilheira dos Andes as temperaturas são negativas no inverno, inclusive apresenta fortes nevascas. Além disso as estações de chuva são bem marcadas. Chove forte em todo o país de novembro a março, inclusive nos Andes. O país vem sofrendo nos últimos anos os efeitos do chamado fenômeno El Niño, com algumas consequências consideradas importantes.

Cultura do Peru.

A cultura do Peru é absolutamente complexa. Com influencias de inúmeras etnias que remontam a 15.000 anos e uma infinidade de misturas e fusões, a identidade peruana assume características únicas e singulares, o que podemos ver em sua arquitetura, gastronomia, música, dança e demais expressões artísticas.

Saiba mais sobre as melhores trilhas do Peru.

História do Peru.

A história do Peru remonta a milhares de anos, desde que grupos de caçadores e coletores provenientes provavelmente da Ásia chegaram ao atual território peruano, explorando também a pesca e coleta de mariscos na costa do Pacífico, desenvolvendo posteriormente a agricultura e a criação de camelídeos e outros animais. Posteriormente, ao redor de 3.000 a.C. surge a civilização Caral, a primeira cultura complexa do continente, precedida por Chavín, considerada a cultura mãe de todas as sociedades absolutamente complexas que habitaram o Peru, até a conquista do Império Inca por parte dos espanhóis no ano de 1533.

Muitas culturas ocuparam o território peruano no passado. Seus remanescentes chegaram ao ápice de desenvolvimento com a aparição dos Incas em Cusco, cultura esta que viria a dominar praticamente todo o continente sul-americano, desde o Peru até a Bolívia, Argentina, Equador e Chile. O Tawantinsuyo (o império dos quatro cantos do mundo, em tradução livre do idioma quéchua) era governado pelo Sapa Inca, o Filho do Sol. Basicamente os Incas utilizavam um sistema de associações com outras culturas, a princípio com uma tentativa diplomática, mas se a etnia em questão recusasse a proposta, então a anexação ao império era realizada pela força.

O Império Inca (1.200-1533 d.C) chegou a níveis de desenvolvimento fantásticos, na arquitetura, na engenharia, na astronomia, na agricultura e em uma série de outros aspectos. Com uma organização social complexa se crê que seus costumes são herança das anteriormente notáveis culturas Wari e Tiahuanaco. Sobre a conquista por parte dos espanhóis se atribui a soma de uma série de fatores. Na chegada dos europeus comandados por Francisco Pizarro em 1532 os Incas passavam por uma grande crise política e social, com um grande descontentamento por parte das etnias agregadas e um grande conflito gerado pela disputa do trono por parte dos irmãos herdeiros, Huáscar e Atahualpa.

Entre em contato conosco, temos um pacote de viagem sob medida para suas necessidades.

 

DirceturProm PeruPeruPeru - Ministerio de Cultura

Viagens Machu Picchu 2016 - 2020 (Desenhado por LLIKA)