Viagens Machu Picchu
Informações Gerais

Peru é Eleito o “Melhor Destino Culinário” do Mundo em 2019

Peru é Eleito o “Melhor Destino Culinário” do Mundo em 2019

Você sabia que a cozinha peruana é uma das mais conceituadas e reconhecidas mundialmente? Para afirmar este fato, em 2019 o Peru foi eleito como o “Melhor Destino Culinário” do mundo, no prêmio World Travel Awards, considerado o Oscar do turismo. E isto não é tudo, para você ter uma ideia esta é 6º vez que o país recebe este título. Além disso, 3 restaurantes peruanos já entraram na lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo: o Maido, o restaurante Central e o Astrid & Gastón – fica aqui nossa dica de estabelecimentos para visitar quando for a Lima, cidade considerada a Capital Gastronômica da América Latina.

Então, já deu para ver que uma das principais atrações do país, junto com as paisagens, história e cultura, é a gastronomia local, que carrega influências espanholas, africanas e orientais, combinadas com ingredientes tipicamente peruanos, muitos deles só encontrados neste país tão rico e único. Mas, olha que legal, em 2019 o Peru destacou-se na premiação, indo muito além da sua culinária, ganhando 3 prêmios: Melhor Destino Gastronômico do Mundo, Melhor Destino Cultural do Mundo e Melhor Atração Turística do Mundo: Machu Picchu. “O mundo reconhece cada vez mais as maravilhas de nosso país: nossa culinária, nosso icônico sítio arqueológico Machu Picchu e nossa cultura milenar.

Também respalda os esforços de promoção que estamos realizando no Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru, na PROMPERÚ... com o propósito de atrair mais turistas e impulsionar este setor ”, falou sobre os prêmios o ministro de Comércio Exterior e Turismo do Peru, Edgar Vásquez. E aí, está convencido de colocar o Peru na sua lista de viagens em 2020? também não deixe de conhecer outros pontos turísticos do Peru, como as maravilhas naturais de Huaraz, Nazca, Ica e o Lago Titicaca.

Mas afinal, o que é e como funciona o Word Travel Awards?

Criado em 1993 com o objetivo de reconhecer e premiar os principais setores da indústria de viagens e turismo. Todo ano acontece o Grand Tour, que são várias cerimônias de gala regionais, realizadas para reconhecer o melhor de cada continente, e no final do ano, acontece a principal premiação, para eleger os melhores do mundo. Portanto, em resumo, as premiações acontecem em 3 níveis: país, regional e mundial. A votação ocorre da seguinte maneira: on-line, através de uma campanha que incentiva a participação de todos, ou seja, qualquer pessoa pode votar e, neste caso, seu voto tem peso de 1 ponto.

Participam da votação também executivos qualificados que trabalham na área de viagens e turismo, estes votos, por sua vez, têm peso maior, de 2 pontos. Através deste sistema, ao final de todo ano, são eleitos os melhores profissionais, estabelecimentos e serviços do mundo, no ramo de turismo. O que a culinária peruana tem de diferente? A comida típica peruana destaca-se pelo sabor único, riqueza e variedade de produtos e ingredientes. É separada por 3 principais regiões: a cozinha da costa do Pacífico, a culinária das montanhas próximo aos andes e a cozinha da selva amazônica, cada uma com suas próprias características. Na costa, por exemplo, os frutos do mar são o ingrediente principal, já na selva, os pratos incorporam produtos produzidos na terra, como milho, batata, banana, mandioca, etc... e na parte da serra, nas montanhas, o estilo de cultivo herdado pelos Incas, em terraços, garante mais sabor às frutas, legumes e verduras.

De modo geral, a culinária peruana, como falado acima, incorpora os produtos típicos do país a técnicas e influências vindas de outros lugares, como Espanha, África e Ocidente. Aqui existe, por exemplo, a cozinha Nikkei, que é a mistura de técnicas japonesas e peruanas no preparo da comida. Também tem a chamada “chifa”, que é o conjunto da culinária do Peru e da China. Quem visita o país verá que existem uma infinidade de tipos de batata, outras tantas variedades de milho, que o peixe e outros frutos do mar estão presentes em muitos pratos típicos, como famoso ceviche e o arroz com mariscos, que o frango também é bastante comum (não deixe de experimentar o “pollo a la brasa”), bem como o ají, uma pimenta e a quinoa.

Enfim, se você ficou com água na boca e com vontade de experimentar todas as delícias peruanas, você precisa conhecer o nosso tour gastronômico, que inclui no seu roteiro de viagem no Peru, aulas com chefs peruanos renomados, que irão te ensinar sobre a comida local e suas técnicas, bem como a preparar os principais pratos típicos do país, podendo degustar todos ao final da aula. Uma experiência inesquecível para os amantes da boa gastronomia, não é?! Além disso, no nosso blog você encontra dicas dos melhores restaurantes em Lima, onde comer em Cusco e outras curiosidades sobre o Peru e sua gastronomia. Continue lendo e surpreenda-se! Para mais informações, acesse nosso site e veja opções incríveis de pacotes de viagem para Machu Picchu e Cusco.