Você está aqui

Livrarias em Cusco

Livrarias em Cusco

As livrarias em Cusco não são muitas, porém algumas delas valem a pena uma visita. E por que visitar uma livraria aqui? Aos amantes dos livros e da história inca em particular estas lojas podem oferecer verdadeiros tesouros. No Brasil seria muito difícil encontrar títulos destes tipos, principalmente crônicas espanholas, as bases para se conhecer o passado andino. Os incas não desenvolveram a escrita, assim seus conhecimentos e costumes eram passados de geração a geração através da tradição oral. Foram os chamados “cronistas” espanhóis os responsáveis em recompilar toda esta informação e registrá-la em livros. Foram muitos os cronistas no Peru, alguns vieram acompanhando a Francisco Pizarro com a missão de conquistar o Império Inca, outros chegaram aqui vários anos depois. Muitos destes espanhóis foram militares ou missionários católicos, mas não podemos esquecer dos peruanos Guamán Poma de Ayala e Garcilaso de la Vega, que escreviam sob óticas distintas.

As principais livrarias em Cusco se encontram no centro histórico. Há algo interessante aqui que talvez seja oportuno esclarecer: em espanhol, a palavra “librería” significa livraria em português, porém em Cusco se utiliza tanto para livraria como para papelaria. Assim, você verá muitas placas pela cidade, mas não são exatamente os estabelecimentos que você procura. Existem também muitas lojinhas de suvenires ao redor da Praça de Armas que vendem livros, mas como não são especializadas não há muita variedade e também os preços não são os melhores. Se seu interesse for este, melhor ir até uma das livrarias que listamos aqui.

A principal livraria de Cusco é a SBS, que se encontra na Avenida El Sol, ao lado do Centro Qosqo de Arte Nativa, bem próxima ao correio. A SBS na verdade é uma multinacional brasileira com sede em São Paulo, mas que está presente em toda a América do Sul como editora e distribuidora. Sua loja não é grande, mas é bem completa e oferece toda uma série de títulos relacionados à história e arqueologia do Peru, assim como uma infinidade de guias de viagem em vários idiomas. Ainda dispõe do mais atual em literatura geral, com um estoque sempre renovado. Aí você encontrará a maioria dos títulos em espanhol e inglês.

Outra opção interessante é a livraria da CBC (Centro de Estudios Regionales Andinos Bartolomé de Las Casas) que se encontra na Avenida Tullumayo, bem próxima a Limacpampa. Não está longe da Praça de Armas. Como editora a CBC é muito especializada em temas de ciências sociais e antropologia, porém sua livraria é bem completa, com títulos bem diversos e atuais, parecida com a SBS. A CBC é um centro de pesquisas, possui uma das maiores bibliotecas privadas de Cusco, além de um charmoso hotel e outros estabelecimentos voltados ao turismo participativo.

Ainda pela Praça de Armas você encontrará a livraria Génesis em dois locais, na Calle del Medio e na Calle Santa Catalina Ancha (esquina com a Angosta), tradicional na cidade e especializada em guias de viagens e temas locais. Já perto da Praça Regocijos, na Calle Heladeros, está a livraria Jerusalém, uma simpática lojinha que só toca jazz e blues em seu sistema interno de som. Além de títulos novos esta livraria funciona também como sebo, ou seja, compra e vende livros usados. Aí você poderá encontrar bons livros com excelentes preços. A Jerusalém possui muitos títulos relacionados à história, arqueologia e antropologia peruana e é bastante frequentada por estudantes e profissionais locais destas disciplinas, que compram, vendem e trocam seus livros aí.

Ainda existem outras livrarias em Cusco, dedicadas talvez a temas muito especializados ou publicações próprias somente. Como é o caso da Livraria Católica localizada na Calle Triunfo, ao lado da Catedral. Pertencente ao arcebispado seus produtos são bastante específicos. Há também a Livraria Municipal na Calle Santa Catalina Ancha, ao lado da biblioteca e em frente ao Museu Machu Picchu (Casa Concha). Esta livraria oferta somente as publicações que foram patrocinadas pela prefeitura de Cusco. O mesmo acontece com a Livraria do INC (instituto Nacional de Cultura) em seus dois locais, na Calle Garcilaso (Museu Histórico Regional) e na Calle Maruri (Museu Kusikancha). Não que não tenham títulos interessantes, porém definitivamente muito específicos.

 

Aproveite e confira um de nossos pacotes para Machu Picchu e Cusco com as melhores ofertas  

O passado do Incas está em exposição em uma infinidade de museus do Peru. Saiba mais sobre os principais museus de Cusco.

DirceturProm PeruPeruPeru - Ministerio de Cultura