Viagens Machu Picchu
Informações Gerais

Inti Raymi - Festa do Sol

Inti Raymi - Festa do Sol | Machu Picchu Pacotes

Localização.

O Inti Raymi é celebrado na cidade de Cusco.

Data.

A festa acontece anualmente no dia 24 de junho.

Descrição.

Com certa, esta é a celebração mais importante de Cusco, pois além de homenagear o Deus Sol, esta também é a data do aniversário da cidade. A festa, de origem Inca, tem como objetivo agradecer a boa colheita ou pedir que melhore para o ano seguinte. Dia 24 é a data que ocorre o solstício de inverno, ou seja, é o dia mais curto do ano, que, para os Incas, marca o ano novo e o reinício do ciclo de plantação. Hoje em dia a festa é organizada pela prefeitura e se trata de uma releitura criada com propósitos turísticos. Originalmente, acreditava-se que a celebração durava em torno de uma semana.

Nos dias de hoje, este espetáculo característico da cultura local, dura apenas um dia inteiro, fazendo o seguinte percurso: se iniciam pela manhã, no Coricancha (o templo do sol) e seguem para a Plaza de Armas, já durante a tarde, continuam nas ruinas de Sacsayhuaman. Os visitantes podem participar desta festa em Cusco, mas atenção, é necessário comprar um ingresso, que dará direito a assistir à cerimônia na parte da tarde. Recomenda-se que reserve seu lugar com bastante antecedência, pois os ingressos para a Inti Raymi são limitados e esgotam com rapidez.

Entre em contato conosco para maiores informações. Muitas cores, vestimentas alegres e diferentes, danças e músicas, tudo carregado de grande simbolismo... é o a festa oferece durante as quase 6 horas de duração. A celebração é conduzida pelo rei-inca, e em Sacsayhuaman acontece a parte principal do espetáculo, que é a encenação do sacrifício de um animal, normalmente uma alpaca. Quem participa, tem a sensação de ter voltado no tempo e se envolve e se surpreende com a forte energia da festa e todo seu significado.

História.

As celebrações ao sol no solstício de inverno do hemisfério sul já eram realizadas por culturas anteriores à Inca. Na época Inca o ritual tomou força e foi imposto a todas as etnias que faziam parte do império. O Inti Raymi foi proibido pelos espanhóis logo após a conquista, por volta do ano de 1572, e só em 1944 que trouxeram de volta a tradição de celebrar o Inti Raymi. Não perca a oportunidade de conhecer o Peru e esta tradicional festa. Programe-se para participar, entre em contato com a nossa equipe e garanta seu ingresso para a Inti Raymi.