Você está aqui

Inti Raymi - Festa do Sol

Inti Raymi - Festa do Sol

Inti Raymi - Festa do Sol

Localização

O Inti Raymi é celebrado na cidade de Cusco.

Data

A festa acontece anualmente no dia 24 de junho.

Descrição

O Inti Raymi com certeza é a festa mais importante da cidade de Cusco. Também nesta data é comemorado o aniversário da cidade. A celebração é organizada desde o ano de 1944 pela prefeitura e se trata de uma releitura criada com propósitos turísticos. A celebração original Inca era diferente, inclusive tinha um nome diferente. Atualmente as festividades têm início no período da manhã no Coricancha (o templo do sol) e seguem para a Plaza de Armas. Durante a tarde continuam nas ruinas de Sacsayhuaman. Para poder assistir à cerimônia na parte da tarde você deverá fazer uma reserva com bastante antecedência, pois os lugares são limitados e estão sujeitos à disponibilidade. Entre em contato conosco para maiores informações.

História

As celebrações ao sol no solstício de inverno do hemisfério sul já eram realizadas por culturas anteriores à Inca. Na época Inca o ritual tomou força e foi imposto a todas as etnias que faziam parte do império. Essa influencia é observada até os dias atuais nos territórios da Bolívia, Argentina e Equador. O Inti Raymi foi proibido pelos espanhóis logo após a conquista. Antigamente a festa durava quase um mês e era realizada na atual Plaza de Armas de Cusco e no templo do Sol, o Coricancha. Era uma forma também de renovar os votos de lealdade ao filho do sol por parte dos governantes das diversas culturas ou grupos étnicos que conformavam o Tawantinsuyo.

A cidade de Cusco é a porta de entrada para a cidadela Inca de Machu Picchu, ou Matchu Pitchu, como dizem os brasileiros.

DirceturProm PeruPeruPeru - Ministerio de Cultura

Viagens Machu Picchu 2016 - 2020 (Desenhado por LLIKA)