Você está aqui

Gastronomia do Peru

Gastronomia peruana - Viagens Machu Picchu

Vamos começar com uma pergunta: que tipo de turista você é? Se você daqueles que, quando viaja, quer experimentar todos os pratos típicos e ingredientes nativos do país, ama sabores diferentes e acredita que uma boa refeição pode fazer toda diferença na sua experiência de viagem, então o Peru é destino perfeito para você!  A cozinha peruana vem se destacando mundialmente, e o país já ganhou seis vezes o prêmio de “Melhor Destino Gastronômico do Mundo” e Lima, a capital do Peru, é considerada a “Capital Gastronômica da América do Sul”. Mas afinal, o que a faz tão famosa? A gastronomia peruana é formada por uma mistura de outras cozinhas, herdando características espanholas, africana, italiana, chinesa e japonesa... isso tudo incorporado à ingredientes tipicamente andinos, o que a torna única no mundo. Chefs renomados reconhecem que o mais surpreendente da cozinha peruana é a tradição e variedades de produtos. O Peru hoje participa em um dos eventos mais importantes da Europa, o “Madri Fusión”, que acontece todos os anos na cidade de Madri, na Espanha.  A culinária, sem dúvidas, é uma parte importante da cultura peruana e quem vem ao país não pode deixar de experimentá-la. Por isso, nós preparamos experiências incríveis para que não só prove, mas também tenha a oportunidade de aprender a preparar os principais pratos típicos do Peru, em aulas de cozinha exclusivas, com chefs peruanos renomados. Isso é o que oferecemos no nosso tour gastronômico.

Principais pratos típicos do Peru.
Um dos pratos mais conhecidos é o ceviche de pescado: é o filé de peixe cozido apenas no suco de limão, com cebola roxa, sal, aji, milho, acompanhado batata especial conhecida como “camote”. Um outro prato de dar água na boca é pollo a la brasa: que é frango assado com batatas fritas e salada, em qualquer esquina do Peru encontrará uma “Polleria” onde poderá provar este prato. Já o Lomo saltado, é um picadinho de carne com batas fritas, fatias de cebolas roxas fritas e arroz. Papa la huacaína: É um prato de batata e ovos cozidos, acompanha alface e azeitonas pretas e um creme composto de pimenta, bolacha salgada, leite e queijo.  O Ají de gallina, é frango desfiado misturado com creme de pão, alho, cebola, cominho, “aji amarillo”, que é um tipo de pimenta típica do Peru, leite, queijo parmesão, acompanhado com batata, ovo e azeitonas pretas. Outro prato considerado um dos mais exóticos é o “cuy”, que é o “porquinho da índia”. Essa iguaria pode-se comer cozido, frito ou assado no forno. Muito apreciado na cultura peruana.
Não deixe conhecer os 10 melhores restaurantes de Cusco e também os melhores restaurantes de Lima no Peru.

Sobremesas típicas do Peru.
Antes da chegada dos espanhóis, as antigas culturas já exploravam suas habilidades também em doces. “Dona Pepa”, por exemplo, é um bolo bastante conhecido também como “turrón”, composto de farinha de trigo, gemas de ovo, mel e finalizado com cobertura de chocolate e confeites coloridos. Confira algumas outras receitas: Suspiros limenhos: em espanhol “suspiros limeños”, que provêm da capital Lima, é uma sobremesa típica desde o século XIX, é composto de leite, açúcar, gema de ovo e essência de baunilha. Mazamorra: Alguns dizem que provém da cultura espanhola outros consideram de culturas indígenas, é uma sobremesa bem popular não só em Peru mais em toda a América Latina. Mazamorra é composta de farina de milho roxo, canela, cravo e açúcar. Picarones: Feito em formato de rosquinha, sua receita contém “camote”, um tipo de batata, “zapallo”, seria um tipo de abóbora muito popular em Peru e especiarias locais. Você pode encontrar esses deliciosos “picarones” no fim da tarde, é uma tradição em todo Peru.

Bebidas típicas peruanas.
O tradicional e mais famoso coquetel peruano é o “pisco sour”. Esse coquetel em 2007 foi declarado um Patrimônio Cultural da Nação. Todo ano do primeiro sábado de fevereiro os peruanos festejam o dia do “pisco sour”, que é uma festa a nível nacional. Essa bebida alcoólica é composta de aguardente de uvas, limão, ovo, canela, açúcar e gelo. Experimente também a “chicha morada”: uma bebida feita de milho roxo cozido junto com a casca do abacaxi, canela e cravo. Depois de férvida deixa esfriar e acrescenta sumo de limão e açúcar.

Produtos típicos peruanos.
O grande segredo da gastronomia peruana está em seus produtos, conhecidos hoje á nível internacional. Um deles é a Quinua, um cereal que provêm dos andes com alto teor nutritivo de vitamina B e C, além disso é um ótimo antioxidante. La kiwicha é um cereal rico em ferro, vitaminas, magnésio, cálcio, fósforo. Aguaymanto é uma fruta típica dos Andes peruanos, sendo um ingrediente fundamental e requintado na gastronomia local e internacional.  Conheça todos os nossos pacotes de viagem para o Peru. Lembre-se: você também pode personaliza-los como desejar, incluindo os destinos e tours de sua preferência. Fale com nossos agentes de viagem e programe-se.

Leia nosso blog informativo e confira nossos pacotes de viagem para o Peru.