Você está aqui

Gastronomia do Peru

Gastronomia peruana - Viagens Machu Picchu

Gatronomia Peruana.

A gastronomia peruana é formada por uma mescla, com Antigo Peru e seus colonizadores Espanhóis. Essa miscigenação se encrementou no século XIX com a chegada dos emigrantes franceses, chineses, japoneses, africanos e italianos. Essa mistura cultural teve uma grande contribuição para a formação da culinária peruana. Atualmente a gastronomía peruana é reconhecida mundialmente. Chefs reconhecidos como um dos melhores do mundo reconhece que o mais surpreendente da cozinha peruana é a tradição e variedades de produtos. Peru  hoje participa em um dos eventos mais importantes da europa “Madri fusión” acontece todos os anos na cidade de madri, Espanha. Visitar Peru é voltar a história e ao mesmo tempo, conectar-se com atualidade, percorrer belas paisagens e deslizandar em sabores autênticos do mais refinado paladar. Ao conhecer uma cultura, nada melhor que iniciar pelos pratos típicos, então vamos começar nosso tour gastronômico.
Um dos pratos mais conhecidos é o ceviche de pescado: é o filé de peixe cozindo apenas no suco de limão (peruano), com cebola roxa, sal, aji, milho, acompanhado batata especial conhecida como “camote”.
 Um outro prato de dar água na boca é pollo la brasa: É o frango assado com batatas fritas e salada, em qualquer esquina do Peru encontrará uma “Polleria” que é o frango assado.
Lomo saltado: É um picadinho de carne com batas fritas, fatias de cebolas roxas fritas e arroz.
Papa la huacaína: É um prato de batata e ovos cozidos, acompanha alface e azeitonas pretas e um creme composto de pimenta, bolacha salgada, leite e queijo. Uma delicia!
Ají de gallina: é frango desfiado misturado com creme de pão, alho, cebola, cominho, “aji amarillo” um tipo de pimenta típica do Peru, leite, queijo parmesão, acompanhado com batata, ovo e azeitonas pretas.
 Outro prato considerado um dos mais exóticos é o “cuy”, seria “porquinho da índia” essa iguaria pode-se comer cozido, frito ou assado no forno. Muito apreciado na cultura peruana.

Veja nossa guia de viagem Peru e Machu Picchu para a sua viagem ao Peru Machu Picchu.

Sobremesas.

Antes da chegada dos espanhoís, as antigas culturas já exploravam suas habilidades também em doces. Dona pepa é um bolo bastante conhecido também como “turrón”, composto de farinha de trigo, gemas de ovo, mel e finalizado com cobertura de chocolate e confeites coloridos.
Supiros limenhos: em espanhol “suspiros limeños” que provem da capital Lima, é uma sobremesa típica desde o século XIX, é composto de leite, açucar, gema de ovo e essência de baunilha
Mazamorra: Alguns dizem que provém da cultura espanhola outros consideram de culturas índigenas é uma sobremesa bem popular não só em Peru mais em toda á américa latina. Mazamorra é composta de farina de milho roxo, canela, cravo e açucar.
Picarones: Tem um formato de rosquinha os ingredientes são: “camote” é um tipo de batata, “zapallo” seria um tipo de abóbora muito popular em Peru e especiarias locais. Você pode encontrar esses deliciosos “picarones” no fim da tarde é uma tradição em todo  Peru. 
 

Bebidas.

O tradicional e mais famosos coquetel peruano é o “pisco sour”. Esse coquetel em 2007 foi declarado um patrimonio cultural da nação. Todo ano do primeiro sábado de fevereiro os peruanos festejam o dia do “pisco sour” é uma festa a nível nacional. Essa bebida alcoólica é composta de aguardente de uvas, limão, ovo, canela, açucar e gelo.
Chicha morada: é uma bebida feita de milho roxo cozido junto com á casca do abacaxi, canela e cravo. Depois de férvida deixa esfríar e acrescenta sumo de limão e açucar.
Productos peruanos
O grande segredo da gastronomía peruana está em seus productos, conhecidos hoje á nível internacional. Um deles é a Quinua é um cereal que próvem dos andes com alto teor nutritivo de vitamina B e C, além disso é um ótimo antioxidante.
La kiwicha é um cereal rico em ferro, vitaminas, magnésio, cálcio, fósforo.
Aguaymanto é uma fruta típica dos Andes peruanos, sendo um ingrediente fudamental e requintado na gastronomia local e internacional. 
A gastrônomia peruana hoje
A cada ano Peru vem se renovando em sua gastronomia. Devido essa constante renovação em 2016 a revista “national geographic” elegeu a nível global o Peru como os 10 melhores em destino gastronómico

Leia nosso blog informativo e confira nossos pacotes de viagem para o Peru

 

DirceturProm PeruPeruPeru - Ministerio de Cultura