Você está aqui

Feiras e Mercados na cidade de Cusco no Peru

praça prinicipal de Chinchero

Feiras de Cusco.

As feiras de Cusco podem representar uma grande oportunidade para conhecer de perto a cultura, as tradições e os costumes de seu povo. Além de poder encontrar alguns artigos únicos e singulares, diferentes da maioria exibida nas lojas do centro histórico, visitar estas feiras lhe permite conversar com as pessoas daqui e entender sua forma de pensar e de ver o mundo. Muitas delas oferecem barracas com comidas típicas e populares, diferentes das que você vai comer nos restaurantes da cidade, além da música, que sempre acompanha qualquer tipo de evento no Peru. As feiras te permitem tudo isso e representam uma excelente opção para sair um pouco das atividades turísticas tradicionais.

Por exemplo, na Feira de Artesanato de San Blas que acontece todos os sábados na pracinha ao lado da igreja do bairro de mesmo nome, você poderá encontrar objetos exclusivos. A feira é organizada por uma associação de artesãos, desta forma exibem algumas peças únicas. Uma excelente opção para um presente especial. Em Cusco você vai notar que a maioria das lojas de suvenires vendem coisas muito parecidas. Na feira de San Blas há mais variedade e exclusividade. Além disso, o próprio bairro é um charme, com um montão de lojas, galerias de arte, cafés e restaurantes. Um passeio imperdível.

Na Feira da Praça Túpac Amaru, que também acontece todos os sábados na praça de mesmo nome, você vai perceber que não há turistas, tampouco produtos ou artesanato feito para turistas. É uma feira popular, frequentada pela população local. Aí você encontrará de tudo um pouco, desde roupas e calçados, plantas, artigos para a casa, decoração, ferramentas, jardinagem, entre outros. Uma excelente oportunidade para bater perna (já que a praça não fica tão longe do centro histórico) e também para degustar algumas delicias típicas do Peru.

Já na Feira Gastronômica da Praça San Francisco que é organizada pela prefeitura de Cusco e acontece aos domingos você poderá provar os pratos mais famosos da cozinha peruana. São uma infinidade de barracas que vendem comida típica, de todas as regiões do Peru, tudo muito simples e com preços econômicos. Não há mesas e as pessoas comem sentadas em banquinhos ou nas escadarias. A feira começa bem cedo e vai até a noite. Aí há também jogos, música e apresentação de artistas de rua dos mais variados. Tudo ocorre na praça a céu aberto, ao lado da igreja e em frente ao Colégio Ciências.

Aproveite e e confira nossos pacotes para Peru Machu Picchu

Mercados em Cusco.

São vários os mercados em Cusco e muitos turistas não sabem disso. Além do famoso San Pedro, existem o de Wanchaq, Ttio, San Blas, Rosaspata, entre muitos outros. O de San Pedro é o mais antigo e por sua localização privilegiada no centro histórico será um dos mais visitados por estrangeiros. Visitar este tipo de lugar te proporciona uma oportunidade fantástica para mergulhar de cabeça na cultura local. Nos mercados da cidade você verá coisas que não encontrará em nenhum outro lugar. Interessante notar que estes locais não são turísticos, ou seja, são lugares frequentados pela população local.

Interessante notar também que é um costume do povo daqui fazer suas compras diárias nestes mercados. Muitos cusquenhos não são exatamente adeptos dos supermercados ou pelo menos compram grande parte dos produtos de primeira necessidade nos mercados tradicionais como arroz, batatas, pães, frutas, verduras, queijos e carnes. Os preços destes alimentos também podem ser mais econômicos nos mercados, já que na maioria das vezes os produtos vêm diretamente dos produtores. Há alguns anos não haviam grandes supermercados na cidade, mas atualmente Cusco já conta com alguns hipermercados.

Um outro bom mercado localizado no centro da cidade é o de Wanchaq. Está a algumas poucas quadras da esquina do correio com a Avenida El Sol, a poucos minutos de caminhada da Praça de Armas. O mercado de Wanchaq é maior do que o próprio mercado de San Pedro. Aí não há turistas, nem artesanato a venda. O mercado oferece uma série de produtos, além de serviços. Se concentram em uma área específica chaveiros, relojoeiros, sapateiros, costureiras, etc. A “praça de alimentação” é bastante organizada e ocupa um edifício anexo ao mercado, de vários andares. Disputada o dia todo pela população local, tem boa comida popular a bom preço, servida nas tradicionais generosas porções, ao bom e velho costume peruano.

- Leia nossos atrativos de Machu Picchu Cusco antes da sua viagem ao Peru.

 

DirceturProm PeruPeruPeru - Ministerio de Cultura