Você está aqui

Fazendo compras em Cusco

Fazendo compras em Cusco

São muitas as opções para compras em Cusco. Suas incontáveis lojas e centros comerciais deixam o centro histórico com um colorido único. Além disso existem os centros artesanais, com uma infinidade de produtos. Os mercados tradicionais e feiras também são bons lugares para adquirir produtos típicos ou exóticos. Cusco possui opções para todos os gostos e bolsos e definitivamente você não vai querer voltar para o Brasil sem levar nada. Confira nossas sugestões para compras nos arredores e na própria cidade sagrada dos Incas no Peru, a antiga capital do Tawantinsuyo e a capital arqueológica da América do Sul, patrimônio da humanidade.

Praça de Armas e Centro Histórico.

Ao redor da praça principal da cidade de Cusco, a Praça de Armas (Plaza de Armas em espanhol), está localizada a maioria das lojas de produtos típicos: roupas de lã de alpaca e vicunha, joias de ouro e prata, cerâmica, madeira, pedra, couro e uma infinidade de tipos de souvenires. O Peru é um lugar bom para comprar prata, pois o país é um dos maiores extratores do mundo, assim possui bons preços e muita variedade. As praças ao lado da principal (a Nazarenas e a Regocijos), assim como as ruas próximas também estão cheias de lojas, além de galerias de arte. De qualquer forma no centro de Cusco (e não só aí) existe uma verdadeira multidão de vendedores ambulantes vendendo toda classe de produtos. Tenha paciência pois o assédio é grande. A dica é pechinchar, pois são muitos os vendedores oferecendo produtos similares.

Bairro de San Blas.

O Bairro de San Blas, localizado bem próximo à Praça de Armas, é considerado o bairro dos artesãos. É também chamado de bairro dos artistas e boêmios. Aí está concentrada a maioria das galerias de arte da cidade, além de uma infinidade de lojas. Neste bairro ocorre todos os sábados uma feira de artesanato na pequena e charmosa praça ao lado da igreja. Nesta feira você poderá encontrar alguns artigos exclusivos, diferentes dos produtos vendidos na maioria das lojas próximas à Praça de Armas. Destacam-se em San Blas as obras de arte como pinturas, esculturas e talhados em madeira. Al lado da igreja se encontra o Museu Hilario Mendivil, dedicado ao artista de mesmo nome, considerado o mais importante artesão peruano do século XX.

Mercado San Pedro.

O Mercado de San Pedro está localizado no centro da cidade e oferece uma infinidade de produtos típicos peruanos e da região de Cusco. O forte aqui são frutas e verduras, queijos, carnes e grãos, além da famosa “praça de alimentação” disputada o dia todo, porém este mercado possui também muitos vendedores de artesanato com produtos a preços absolutamente econômicos, muito mais baratos que em outros locais de Cusco. Além disso, por ser um mercado popular, você encontrará aqui artigos que não verá em nenhum outro lugar da cidade, coisas realmente exóticas. Além de poder mergulhar na cultura do povo cusquenho, poderá comprar lembrancinhas para os amigos e para toda a família. Lembrando que não é permitido viajar ao Brasil com produtos orgânicos, como alimentos, plantas e sementes. A folha de Coca também é proibida no Brasil.

Centro Artesanal.

O Centro Artesanal pertence à prefeitura de Cusco e está localizado no final da principal avenida da cidade, a Avenida El Sol, na esquina com a Avenida Tullumayo, exatamente no “rabo do puma” (ou pumacchupan no idioma quéchua). A antiga Cusco possuiu um desenho de um felino com cabeça de pássaro visto somente do alto e este local se encontra bem no final da cidade, na ponta do rabo do puma. No Centro Artesanal há uma infinidade de vendedores de toda classe de produtos típicos, além de lembranças, como camisetas, bonés, chapéus, chaveiros, etc. Como são muitos os estandes que vendem os mesmos produtos a dica aqui é pesquisar e pechinchar. O local também possui algumas lanchonetes, para quem deseja comer algo rápido. É possível ir caminhando desde a Praça de Armas.

Mercado de Písac.

O Mercado de Písac na verdade é uma feira que acontece aos domingos na principal praça da cidade, ao lado da igreja. Písac, Vale Sagrado dos Incas é um pequeno povoado nas redondezas de Cusco. Este é um mercado super tradicional e existe há séculos. Até pouco tempo atrás ainda se realizava aí o escambo (troca de produtos). Esta feira também serve como um grande ponto de encontro entre a população local e uma infinidade de turistas que se deslocam à Písac aos domingos para conhecer um pouco mais da cultura e dos costumes locais. Além de produtos agrícolas, frutas e verduras há na feira diversos vendedores de artesanato. Písac se destaca pela produção de agasalhos de lã de alpaca e vicunha, além de joias de prata e instrumentos de sopro confeccionados em madeira e bambu. Também aparecem aí as barracas que vendem comida típica, em pratos com generosas porções, ao bom e velho costume peruano.

Chinchero.

Chinchero é um pequeno povoado nativo localizado bem próximo à cidade de Cusco. Este local se destaca pela produção de tecidos. Os tecidos confeccionados em Chinchero são fabricados ainda na atualidade com técnicas seculares, exatamente da mesma forma como os incas faziam há muito tempo atrás. Tudo é feito manualmente, sem ferramentas modernas, e todos os materiais ou componentes são absolutamente naturais. Os tecidos provenientes de algodão, lã de ovelha, alpaca ou vicunha são tingidos com corantes naturais. A confecção é feita a mão. O colorido e as estampas tradicionais remontam a uma tradição muito antiga dos Andes peruanos. Existem muitos lugares que além de expor e vender os produtos (que têm preços razoáveis) também demostram e explicam todo o processo de fabricação. A população local ainda se veste com roupas tradicionais, que se diferem umas de outras de acordo à comunidade de origem do indivíduo.

 

Você sabia que sua viagem ao Peru deve ser reservada com bastante antecedência pois os ingressos às principais atrações estão sujeitos à disponibilidade?

Não existem voos diretos do Brasil para Cusco, desta forma você deverá obrigatoriamente passar pela cidade de Lima, a capital do Peru Machu Picchu.

DirceturProm PeruPeruPeru - Ministerio de Cultura