Você está aqui

Paracas

Paracas

Para aqueles que buscam um destino para relaxar e surpreender-se com as belezas naturais do Peru, a recomendação certa é a cidade de Paracas. Este destino está localizado a apenas 4 horas de Lima, a agitada capital peruana, caracterizado por ser uma cidade litorânea cercada por belíssimas praias, desde as urbanas até as protegidas pela famosa Reserva Nacional de Paracas. A cidade abriga uma das primeiras áreas protegidas do Peru e é fortemente conhecida por ser o refúgio de uma infinidade de espécies da fauna marinha, então se você sonha em ver de perto os lindos leões marinhos, Paracas precisa fazer parte do seu roteiro!

Sobre Paracas

A região de Paracas encontra-se na costa do Peru, é muito conhecida por unir os ecossistemas de deserto e do Oceano Pacífico em suas paisagens. Paracas é o nome dado às tempestades de areia que costumam ocorrer nesta área devido aos ventos propiciados pelo ambiente local. 

Além de todo seu vislumbre natural, que atrai inúmeros viajantes interessados em conhecer as lindas praias paradisíacas e a fauna marinha que marca presença na região, Paracas ainda possui um forte marco na história: o desenvolvimento da cultura Paracas. Esta civilização ocorreu antes da cultura Nazca (aquela responsável pelos geoglifos gigantes) e apesar de não ter deixado grandes monumentos e estruturas como os Incas, também tiveram importante papel no desenvolvimento de nossa sociedade. 

Assim, Paracas une diferentes aspectos da natureza e a valoriza com uma das primeiras áreas protegidas do Peru, a Reserva Nacional de Paracas, sendo possível conhecer oceano e deserto em um mesmo local, e ainda permite conhecer aspectos históricos e culturais de nosso país, por meio de artefatos arqueológicos, que incluem tecidos e arte cerâmica. É um destino completo e para todos os gostos, não é mesmo!? 

Reserva Nacional de Paracas

Esta é uma das primeiras áreas de proteção ambiental do Peru criada em 1975. O local é fortemente conhecido por abrigar um grande número de espécies da fauna marinha, que giram em torno de 300 animais vivendo nesta região. A reserva é recheada de praias belíssimas e ainda abriga um grande mistério, o “El Candelabro” que, acredita-se, tem relação com as Linhas de Nazca. Além disso, a Reserva Nacional de Paracas abriga inúmeros artefatos arqueológicos, deixados pela cultura Paracas, foram encontrados nestas terras.

Localização e como chegar em Paracas

Paracas está em uma localização que possibilita diferentes combinações de passeios interessantes na região. Paracas está na parte leste do Peru, encontra-se ao norte da península da Baía de Paracas. 

A cidade encontra-se a 303 km de Lima, 75 km de Ica e a 60 km do sul de Pisco e, em geral, chega-se até o local por via terrestre, pois a utilização de avião para deslocamento até o destino ocorre por meio de vôos fretados que podem sair da capital peruana ou Nazca, já que não há voos regulares comerciais.

A viagem de ônibus partindo de Lima leva cerca de 4 horas e é realizada por meio da estrada Panamericana Sur, tanto por ônibus turístico quanto empresas de transporte. Outros locais de onde partem ônibus para Paracas são Arequipa e Cusco.

Onde se hospedar em Paracas

Paracas é uma das regiões mais visitadas do Peru, por ser um destino de praia e muito tranquilo, a cidade tem entrado nos roteiros dos viajantes, que chegam a ser 850.000 pessoas por ano. Por isso, Paracas é preparada para receber diferentes perfis de turistas e possui hotéis de diferentes categorias, de 3 estrelas a hotéis de luxo. Aqui estão algumas recomendações:

- Paracas Sunset Hotel;

- Hacienda Bahía Paracas;

- Radisson Resort Paracas;

Para saber mais dicas de onde se hospedar em Paracas, confira nosso guia!

Clima em Paracas

O clima na região de Paracas é marcado pelas influências do deserto e do litoral, devido à sua localização entre os dois ecossistemas. Em geral, tem-se um clima seco e quente, porém, isso não significa que chuvas não possam ocorrer. 

As duas estações de Paracas são o verão, que ocorre entre dezembro e abril, e o inverno, de maio a novembro. A primeira estação é a mais ensolarada e é o período de temperaturas mais elevadas, sendo que ao longo do ano a média é de 22ºC. O inverno atinge temperaturas mais baixas, em torno de máxima de 18ºC, e é a estação mais propícia para chuvas, e com fortes ventos de até 60 km/h.

Conheça nossas opções de pacotes da Viagens Machu Picchu para os destinos peruanos e descubra como acrescentar a linda cidade litorânea de Paracas em seu itinerário!

Principais Pontos Turísticos de Paracas

Ilhas Ballestas

Sem sombra de dúvidas, as Islas Ballestas são a principal atração turística de Paracas e, de fato, é um lugar imperdível durante sua viagem ao Peru! O local é conhecido como a “pequena Galápagos peruana”, somente com este nome já é possível imaginar a beleza e riqueza natural deste atrativo, certo? 

As Ilhas Ballestas são amplamente conhecidas por abrigar centenas de espécies da fauna marinha selvagem, animais estes que são facilmente visíveis durante os tours pela região. Algumas das espécies mais conhecidas são os pinguins-de-Humboldt, o pelicano peruano, a lontra marinha, os golfinhos nariz-de-garrafa e os famosos leões-marinhos, que são cartão postal do local, por formarem uma das maiores colônias da espécie nas encostas rochosas. 

O entorno deste grupo de ilhas também se configura como importante resistência da luta pelo meio ambiente e ecossistema, visto que já foi muito prejudicado pela extração excessiva de guano (esterco de aves usado para fertilização) que alterou a dinâmica de vida de muitas aves que habitavam a região. Além de tudo isso, nas Ilhas Ballestas também é possível ver o “El Candelabro”, mais um mistério peruano que pode estar ligado (ou não) às Linhas de Nazca!

Tour pela Reserva Nacional de Paracas

O Reserva Nacional de Paracas Tour tem duração de um dia e te leva para conhecer os principais pontos desta reserva ecológica cheia de vida selvagem e cenários dos sonhos, além de locais históricos que fazem parte deste roteiro. O tour começa por volta de 11h30 da manhã e todo o trajeto até à Reserva Nacional já é um verdadeiro encanto, onde é possível ver algumas das 250 espécies de aves que vivem no local voando sobre o Oceano Pacífico, então esteja atento! 

O primeiro ponto é a Playa La Aguada, local em que a areia mistura tons vermelhos e amarelos, onde é possível avistar flamingos repousando tranquilamente. Esta atração também permite outra aventura para os corajosos: o parapente. Já imaginou poder ver a Reserva Nacional de Paracas das nuvens?

Outros pontos pelos quais passaremos são a formação rochosa “a Catedral”, a Playa Roja, marcada pela areia avermelhada e pelas águas cristalinas do Oceano Pacífico. E também há a opção de conhecer o Museu Julio C. Tello para se aprofundar na história da região. Uma ótima oportunidade de conhecer Paracas além do óbvio!

Tambo Colorado

Para os amantes de história e arqueologia interessados em conhecer mais vestígios da civilização Inca pelo Peru, indo além do Vale Sagrado, o Tambo Colorado é um atrativo perfeito! Trata-se de um antigo assentamento pré-hispânico cercado por mistérios ainda não compreendidos, entre eles está a possibilidade deste local ter pertencido a outra cultura dominada pelos Incas que o adaptaram às suas necessidades. 

De toda forma, Tambo Colorado interligava os Andes à costa peruana e funcionou como centro administrativo, residencial e cerimonial. Apesar de todos os efeitos do tempo, da humanidade e da natureza, o assentamento encontra-se ainda muito bem preservado, podendo ser encontradas características originais, como a pintura das paredes, intactas em algumas partes.

Se você está gostando de nossos conteúdos e dicas sobre os melhores destinos do Peru, não deixe de conferir nosso Blog Viagens Machu Picchu, onde compartilhamos outras curiosidades, informações importantes e dicas de roteiros para te ajudar a organizar a viagem dos sonhos ou, quem sabe, te incentivar a vir conhecer o país dos Incas com a Viagens Machu Picchu! 

No momento, não existe nenhum conteúdo classificado com este termo.