Você está aqui

Lago Titicaca - Puno

lago titicaca

A cidade de Puno no Peru está localizada sobre a chapada andina e compartilha sua fronteira com a Bolívia, seu principal ponto turístico é o Lago Titicaca, um lugar sagrado para os Incas, povoado de ilhas naturais e artificiais. Mas Puno tem outras atrações interessantes, como sítios arqueológicos pré-hispânicos, de construções circulares chamadas, desde sua origem, de chullpas.

Seu povo se orgulha do seu passado quechua e aymará, e mantém vivas até hoje muitas das tradições e costumes dos seus antepassados. A cidade possui inúmeras tradições folclóricas, que explodem a cada ano em danças e ritos, principalmente durante a festa da Candelaria, razão pela qual é conhecida como a capital folclórica do Peru.

História de Puno.

Nos conta a história que, antes da chegada dos espanhóis, a cidade de Puno era uma aldeia, que tinha como plano de fundo a baía do Lago Titicaca, com uma população que se dividia entre as fronteiras dos territórios do norte, os Kolla (quéchuas), e Lupacas (aimarás) ao sul. No final do século XVI, o sul de Puno estava sob o domínio dos Lupacas, cujo desenvolvimento alcançou grandes avanços na agricultura, organização social e cultural. Por outro lado, a parte norte, o que é hoje a cidade de Juliaca, se encontrava em poder dos Kollas, cujo domínio já projetava as fronteiras da atual Puno, às margens do Rio Ramis. 

Puno era uma aldeia indígena modesta até que o vice-rei Conde de Lemos fez dela a capital da província de Paucarcolla, em 04 de Novembro de 1668. Ao mesmo tempo, mudou o seu nome antigo de San Juan Bautista de Puno para San Carlos Puno.
O porto de Puno tem embarcações que datam o início da República, que foram transportados de Arica (Chile) para o Lago Titicaca, sendo usados para o transporte de minerais e passageiros da Bolívia. Eles se mantêm preservados até hoje, da mesma forma uma estrada de ferro que liga os departamentos de Cusco a Arequipa, que também seguem em serviço. 
Para fazer o tour no Lago Titicaca, a cidade de Puno é o melhor lugar para ficar no lado peruano. Ela também tem uma bela e antiga catedral e está próxima das maiores atrações do Peru como Machu Picchu e a cidade de Cusco. De acordo com a mitologia Inca, este é o lugar onde o mundo foi criado, o deus Viracocha saiu do lago e criou o sol, as estrelas e as primeiras pessoas.

Informações sobre o Lago Titicaca.

O Lago Titicaca está localizado na fronteira do Peru e da Bolívia. Ele está a uma altitude de 3811m acima do nível do mar, tornando-o lago navegável mais alto do mundo. Em volume de água é também o maior lago da América do Sul. O Lago Titicaca é alimentado por chuvas e degelo das geleiras. Cinco grandes rios também alimentam o Lago Titicaca: Ramis, Coata, Llave, Huancanz, e Suchez, e mais de vinte outros córregos menores terminam no Titicaca. O lago tem 41 ilhas, entre naturais e artificiais, algumas das quais são densamente povoadas.

Localização de Puno.

O departamento de Puno está localizado na parte sudeste do Peru, tem um território de aproximadamente 72.000 km², o que representa 5,6% do território peruano, com uma população de 1.200.000 habitantes. A capital do departamento é a cidade de Puno, às margens do lendário Lago Titicaca.

Clima de Puno.

Por estar próximo ao lago Titicaca, Puno apresenta um clima mais temperado, mas geralmente é frio e seco o ano inteiro. As chuvas são anuais e duram entre os meses de dezembro e abril. Também há registros de raros momentos em que nevou e teve chuva de granizo. Geralmente as chuvas não passam de 700 mm por ano. As temperaturas em Puno são muito constantes, com exceção dos meses de junho a novembro, com oscilações de temperatura onde sua máxima pode chegar a 21ºC e sua mínima a -22ºC.

Com a Viagens Machu Picchu você terá uma viagem tranquila com conforto e com segurança. Entre em contato conosco temos, opções de pacotes para Peru, Machu Picchu.

Principais atrações de Puno e Lago Titicaca

Ilha de Uros no Lago Titicaca.

As ilhas de Uros, que ficam a trinta minutos de barco de Puno, na verdade não são ilhas comuns e sim um aglomerado de várias camadas de totora, um junco abundante em grande parte do lago Titicaca, o que faz com que flutuem. Para que não se movam lago adentro, estão ancoradas no fundo com cordas. Sobre elas, os Uros constroem suas casas e tudo o que precisam, também com a própria totora, incluindo seus barcos. Embora a população sempre vivesse nas ilhas, hoje, devido ao turismo, houve uma grande mudança em seus hábitos e parte deles vivem em terra firme e vem às ilhas para comercializar seu artesanato. De qualquer forma, é impressionante sua adaptação à essa estranha forma de viver. Existem cerca de 600 Uros vivendo atualmente nas ilhas e mesclam os idiomas Quéchua e Aymara.

Ilha Taquile no Lago Titicaca.

A ilha Taquile foi habitada originalmente pela cultura Pukara, que desenvolveu as primeiras terras para o plantio. Em 1580 a ilha foi comprada pelo espanhol Pedro Gonzalez de Taquille, que influenciou no costume e na vestimenta de seus habitantes. Na ilha não há animais domésticos, carro, bicicleta ou qualquer outro facilitador do trabalho humano. Todos vivem em comunidade e se ajudam mutuamente nos trabalhos de plantio e colheita. As vestimentas são muito peculiares, sendo que as mulheres sempre usam saia e um tecido negro na cabeça. Os homens, com camisas brancas de manga comprida e um colete preto. A cor do gorro na cabeça identifica se ele é casado ou solteiro e se usar um chapéu negro sobre o gorro indica que é uma autoridade na comunidade.   Realmente é incrível ver como uma comunidade pode manter suas tradições por tanto tempo sem sofrer a influência do mundo moderno.

Amantaní.

A população de Amantaní é basicamente de Aymara e dedica-se principalmente à agricultura e centra-se nas pessoas de Amantaní. Os antigos costumes de seu povo, o modo de vida e paisagens, fará sua visita ter momentos emocionantes. Como em Taquile, os habitantes de Amataní também tem o costume de oferecer a sua habitação e comida para os visitantes que desejam para passar a noite, para compartilhar as atividades das comunidades nativas. Na ilha habitada por oito comunidades que são dedicados ao cultivo de batatas, milho, quinoa, feijão e ervilhas e seu ofício mais representativo é constituído pelos têxteis e escultura em pedra. Entre suas atrações naturais são dois mirantes na parte mais alta, onde você pode ver o lago em sua totalidade, bem como alguns restos pré-hispânicos, centros cerimoniais e um cemitério de múmias. Você também pode encontrar na ilha Amantaní vestígios arqueológicos importantes pertencentes à cultura Tiwanaku e Inca.

Catedral de Puno.

Dentro da Catedral de Puno é impressionante: tem um altar mor de mármore, obra do arquiteto Emilio Hart Terre, com duas imagens milagrosas que foram levadas para o centro nos primeiros anos da colônia, todo o interior da Catedral é de prata e as pinturas nas paredes laterais são de diferentes escolas de pintura. Sua construção é devido a ajuda dos ricos mineradores da área. O centro possui uma escada de dez degraus que leva até a Plaza de Armas. 

Museu do barco Yaraví.

Em 1861 o Governo do Peru, liderado por Ramon Castilla, ordenou a construção de duas pequenas embarcações para o Lago Titicaca. Por causa dos benefícios obtidos pela indústria de guano o governo estava interessado na exploração dos recursos naturais na região serrana. Em 15 de outubro de 1862 o "Mayola" com oito engenheiros britânicos a bordo, depois de ter atravessado o Atlântico e rodeado Cabo Horn, chegou ao porto peruano de Arica e caixas e peças do barco Yavarí e Yapura foram descarregadas. A marinha peruana foi responsável pelo transporte de 2.766 peças e dois motores até o Lago Titicaca, após ter sido reconstruído pelos engenheiros britânicos, em 14 de junho de 1871, teve lugar a sua primeira viagem inaugural.

Para mais informações do lago Titicaca e as maravilhas do Peru visite nosso Blog Viagens Machu Picchu.

  • Lago titicaca
  • lago titicaca
Promoção Feriados 2020 para Machu Picchu e Peru.

Machu Picchu com Lago Titicaca e Cusco | Promoção 2020 Baixa Temporada l (

7 Dias / 6 Noites
A partir de: 
USD 891,00
Saiba mais +