Você está aqui

Lago Titicaca

lago titicaca

A sudeste do Peru encontra-se uma das maiores joias de nossas terras, o famoso Lago Titicaca, conhecido por ser o lago navegável mais alto e um dos maiores do mundo. Não à toa, este é um dos principais destinos turísticos peruanos, muitos viajantes que chegam ao Peru têm como meta conhecer este cenário mágico que, além de uma riqueza natural exuberante, ainda guarda culturas antigas e tradições enraizadas há séculos. Um dos principais encantos do Lago Titicaca são suas ilhas artificiais construídas a partir de um material único do lago, além disso, é possível encontrar tecidos de alta qualidade e vivenciar experiências marcantes e únicas na vida de quem visita este gigante lago!

Sobre o Lago Titicaca

O Lago Titicaca é um dos destinos mais desejados pelos viajantes no Peru. Trata-se de um gigante corpo d’água que, nada mais é do que o lago navegável mais alto do mundo. Em termos de tamanho, o Lago Titicaca possui extensão de 8.372 km², sendo o maior lago da América do Sul, e está a 3.812 metros de altitude. 

O lago é dividido por dois países, a maior parte está do lado do território peruano, sendo 56%, já os outros 44% encontram-se do lado boliviano. Apesar desta separação, o local possui destinos em ambos os lados e a cultura de seu povo é extremamente preservada, principalmente suas tradições há séculos, o que garante uma experiência cheia de riquezas.

O lado mítico do Lago Titicaca confere a ele ainda mais valor e desperta curiosidade, pois, segundo a lenda, este teria sido o “berço” dos primeiros Incas que abriram caminho para esta civilização. Inti, o Deus do Sol, teria criado Manco Capac e Mama Ocllo nesta região. De fato, o Lago Titicaca é uma joia natural, cultural e histórica em meio aos Andes peruanos e merece sua visita, entre 750.000 turistas que recebe ao ano!

Como chegar ao Lago Titicaca

O Lago Titicaca encontra-se a sudeste do Peru, em uma região fronteiriça com a Bolívia. No Peru, a entrada para o lago se dá na cidade de Puno, capital do departamento de mesmo nome, considerada a Capital Folclórica do país. Para realizar o sonho de visitar o Lago Titicaca é necessário estar em Puno. 

Para chegar à cidade, é possível acessá-la de ônibus, sendo que a rota mais recomendada é a Ruta del Sol, que se inicia em Cusco; de avião, é possível chegar até Juliaca, cidade próxima a Puno, e fazer o restante do trajeto via terrestre; ou de trem, pela rota do Belmond Andean Explorer, que conecta Arequipa, Puno e Cusco.

Clima no Lago Titicaca

A região do Lago Titicaca é marcada por duas estações principais, cada uma com características opostas a outra, portanto, se dividem em estação chuvosa e seca. A primeira ocorre entre dezembro e abril, configura como a época mais quente do ano, com temperaturas entre 15ºC e 1ºC e com chuvas fortes. 

Já a estação seca acontece entre maio e outubro e as temperaturas podem ir abaixo de 0ºC à noite. Recomenda-se visitar o Lago Titicaca em meados do período de seca, em junho ou julho, quando há menores chances de chuva. 

É necessário reforçar que a exposição à incidência solar nesta região de elevada altitude é maior, portanto, é importante redobrar os cuidados com relação ao Sol. Não se esqueça disso ao preparar sua mala!

Confira nossas opções de pacotes para o Lago Titicaca e para outros destinos surpreendentes do Peru!

Principais atrações de Puno e Lago Titicaca

Ilhas Flutuantes de Uros

Este é o principal atrativo do Lago Titicaca quando pensamos no lado peruano deste gigante corpo d’água. As Ilhas Flutuantes de Uros se configuram como um grupo de cerca de 100 ilhas artificiais construídas por seus moradores locais a partir de uma planta chamada “totora”, esta construção é um dos maiores destaques durante a visita, mas os visitantes costumam encantar-se também com a cultura e as tradições locais que estão enraizadas em seu povo há mais de 3 mil anos!

Ilha Taquile

A Ilha Taquile é uma joia do Lago Titicaca que divide suas atenções em duas atividades principais: o turismo e a fabricação de tecidos. Quem visita a Ilha Taquile encontra um destino muito relaxante e perfeito para quem busca tranquilidade, já que a vida do povo local é bastante simples, além de serem muito hospitaleiros e compartilharem sua cultura com visitantes.

Já a produção têxtil é tão importante e consagrada entre os moradores desta ilha que se tornou um Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade pela UNESCO. Os moradores da ilha, já acostumados com a interação com os turistas, costumam oferecer refeições e hospedagem em casa para aqueles que desejam ficar no Lago Titicaca por mais tempo.

Ilha Amantani

Quando se trata de experiências inesquecíveis e enriquecedoras, a Ilha Amantani é o lugar certo para visitar no Lago Titicaca! Aqui você irá encontrar hospedagem na casa de moradores locais e poderá participar um pouco da rotina da comunidade. 

Ao longo da história, o povo nativo desta ilha teve suas terras tomadas pelos conquistadores espanhóis, lutaram para manter suas tradições e reaveram seu território após muito tempo. Esta ilha foi habitada por culturas pré-Incas e Inca, que deixaram relíquias nas montanhas que cerca Amantani e que ainda hoje, anualmente, são visitadas para a celebração de Pachamama (Mãe Terra) e Pachatata (Pai Céu).

Tours pelo Lago Titicaca

Agora que você já conhece os principais atrativos do Lago Titicaca, chegou a hora de descobrir mais sobre os tipos de tours por este destino. Existem três opções principais para você escolher de acordo com seus interesses e, principalmente, com seu tempo disponível. 

O tour de meio período permite a visitação somente às Ilhas Flutuantes de Uros, dura cerca de 4 horas, e inclui o passeio de barco e o tour pelas ilhas, no qual você aprenderá os segredos das construções com totora. 

Outra opção é o tour de dia inteiro pelo Lago Titicaca, que te leva para visitar as Ilhas de Uros, onde você terá trocas com o povo local a respeito de suas tradições e o uso de totora. Depois irá visitar a Ilha Taquile, onde terá um almoço típico feito pelos moradores e irá aprender sobre a expressão artística e cultural de seu povo.

Já o tour de hospedagem na Ilha Amantani dura 2 dias e te permite visitar as três ilhas mencionadas, primeiro passando pelas Ilhas de Uros para depois ir até Amantani, onde você será recebido para assistir ao pôr-do-Sol nos sítios arqueológicos Inca, jantar, terá festa de recepção. No dia seguinte, você irá para a Ilha Taquile aprender sobre sua expressão artística e cultural!

Gostou das opções? Para conhecer ainda mais sobre as culturas do Lago Titicaca e muitas outras espalhadas pelo Peru, não deixe de conferir nosso Blog Viagens Machu Picchu!

  • Lago titicaca
  • lago titicaca
Promoção Feriados 2021 para Machu Picchu e Peru.

Machu Picchu com Lago Titicaca e Cusco | Promoção 2021 Baixa Temporada l (

7 Dias / 6 Noites
A partir de: 
USD 846,00
Saiba mais +