Você está aqui

Ancash

Ancash

Ancash é um dos departamentos chamado de estado, pelos brasileiros, com a maior variedade de cenários do Peru, abrigando verdadeiras joias naturais, históricas e arqueológicas. A natureza da região impressiona com lagoas, vales, florestas e praias, sendo o principal destino para os viajantes que buscam por um roteiro de aventura no Peru e Huaraz. Aí também está a montanha mais alta do Peru, o Huascarán, com 6768 metros de altitude.
Aqui foi o berço da incrível cultura Chavín, podendo encontrar ainda hoje, um trecho de mais de cinquenta quilômetros do original Qhapaq Ñan que é rede de caminho Inca, em excelente estado de conservação. 

História de Ancash.

Referente à sua história, Ancash no Peru, é uma região que foi o berço da cultura Chavin. Os incas tomaram a região de Ancash no meio do século XV. Na colonização espanhola ela foi abandonada pelo desenvolvimento cultural da região, levando os Incas a participar de lutas pela independência nacional. Ancash sofreu grandes tragédias em sua história, como o aluvião de 1945, que devastou parte da cidade.
Outra tragédia ocorreu em 31 de maio de 1970: um terremoto causou o rompimento de uma barragem, causando milhares de mortes e devastando muitas aldeias. Atualmente seus restos arqueológicos definiram um importante centro turístico do Peru.

A primeira grande sociedade na costa de Ancash é Sechin em Casma (3700 anos). Chavin (3200 anos) foi a primeira organização da alta sociedade que se desenvolveu nos Andes de Ancash. Após o declínio de Chavin, surge a cultura Recuay, no vale do Callejon de Huaylas, uma sociedade guerreira, que se desenvolveu paralelamente às disputas constantes com a sociedade. Após a invasão espanhola os primeiros conquistadores que chegam ao vale de Callejon de Huaylas e Conchucos, são atraídos pelas veias minerais abundantes, que foram exploradas após duras batalhas.
Em 1574 ocorre a fundação da cidade de Huaraz, que hoje é a capital da região de Ancash. Porém, em 13 de dezembro de 1941, uma barragem se rompe em Cojup (lagoa Palcacocha) e devasta parte da cidade de Huaraz, matando mais de 4.000 pessoas.

Em 31 de maio de 1970 toda a região de Ancash e parte do norte do Peru são devastadas por um fatídico terremoto, matando mais de vinte mil pessoas. Depois da reconstrução das aldeias após o terremoto, se nota uma presença maciça de turistas estrangeiros, que querem explorar e subir as montanhas da Cordilheira Branca do Peru, e assim, a região passa a investir em estrutura para o turismo. 
Em seguida, no início dos anos 90, entrando na grande mineração para explorar as riquezas das empresas Andes Ancash, e por causa disso o avanço econômico fez com que as cidades se transformassem em metrópoles. Hoje, o turismo e a mineração são as principais atividades econômicas da região e a cada ano as cidades contam ainda mais com infraestrutura de primeiro nível para turistas nacionais e estrangeiros.

Localização e como chegar em Ancash, no Peru.

Está localizado ao nordeste do Peru, e para chegar a Ancash, normalmente, se faz o traslado terrestre a partir de Lima, capital do país, em uma viagem de ônibus de aproximadamente 8 horas. Porém, existem duas outras rotas, menos utilizadas, partindo de Casma e Santa. 
Também é possível chegar em Ancash de avião, saindo do aeroporto de Lima.

Clima de Ancash.

O clima em Ancash é variado: no litoral, o clima é desértico, com poucas e mal distribuídas chuvas. Áreas com clima ameno e seco estão nos pisos intermédios das encostas andinas e no Callejon de Huaylas. Climas frios e secos, nas montanhas e planaltos e clima polar nos picos nevados. A leste da Cordilheira Branca e no vale, formado pelo Marañón, há um clima quente e úmido, com temperaturas elevadas durante o dia e a noite.

Descubra os principais pacotes de viagem para o Peru.

Atrativos e Pontos Turísticos de Ancash

Escalada em Gelo.

Subir as geleiras é uma grande aventura! Do alto, se pode apreciar uma vista 360º deste maravilhoso pico coberto de neve.
Localizada no departamento de Ancash, a Cordilheira Negra apresenta o famoso Huaylas, uma das mais belas paisagens do país. Já as montanhas da Cordilheira Branca, são consideradas as mais altas da cordilheira tropical, com 27 picos de mais de 6.000 metros, resultando em cenários favoráveis para a prática de alpinismo no Peru.

Escalada em Rocha.

Essa experiência começa com uma caminhada até o balneário de Monterrey e depois se caminha por cerca de mais cinco minutos até o início da escalada em rocha. Como atividade complementar, se recomendam os famosos banhos de Monterrey. Aqui é o lugar ideal para praticar esportes de aventura no Peru.

Canoagem.

Aproveite sua estadia no Peru para a prática deste esporte emocionante, sentindo diferentes sensações. Os instrutores estão aptos para capacitar tanto os que estão se aventurando no esporte pela primeira vez, como aqueles que têm experiência. Será uma experiência diferente e inesquecível em terras peruanas.

Veja nosso Blog Viagens Machu Picchu para mais informações sobre os destinos do Peru.

  • Huaraz
  • Huacachina
Peru a sua medida + Huaraz

Você já ouviu falar da “Suíça Peruana”?

15 Dias / 14 Noites
A partir de: 
USD 1942,00
Saiba mais +
  • Huaraz
  • Montanha Colorida
Aventura nos Andes Peruanos

Você é daqueles viajantes que gosta de se aventurar por trilhas e de estar em cont

11 Dias / 10 Noites
A partir de: 
USD 1398,00
Saiba mais +