Você está aqui

Ancash

Ancash

O departamento de Ancash é conhecido, principalmente, pela cidade de Huaraz. Ancash é lar de inúmeras obras de arte feitas pela natureza. O destaque de suas belezas naturais é das famosas lagoas de água azul-turquesa e dos picos nevados que protagonizam os sonhos dos viajantes que vão a esta região em busca de aventuras em grandes altitudes. Ancash também é marcada pela presença da montanha mais alta do Peru, o pico de Huascarán, que atinge os 6.768 metros acima do nível do mar. Além dos belos cenários naturais, este local foi o berço da civilização Chavín, assim é possível encontrar algumas ruínas deixadas por esta cultura, como o Sítio Arqueológico Chavin de Huantar, pela região. Outra joia de Ancash é a existência de um trecho muito bem preservado, de mais de 50 km, da famosa Trilha Inca.

História de Ancash

A história da região de Ancash é marcada por inúmeras tragédias ao longo de sua existência. Ainda assim, é importante ressaltar sua relevância com relação ao desenvolvimento de civilizações e culturas, uma vez que além de ter sido berço da cultura Chavín, Ancash também foi território Inca, após as terras terem sido dominadas por esta civilização em meados do século XV.

Apesar do grande conhecimento sobre a cultura Chavín ter se desenvolvido na região, a primeira grande sociedade no litoral de Ancash se desenvolveu em Casma e chamava-se Sechin. Chavin a sucede e, após declinar, surge a cultura Recuay na região de Callejón de Huaylas, esta se desenvolve em meio a lutas pela sociedade devido à invasão espanhola.

Tal região de vale foi invadida por conquistadores espanhóis em busca dos recursos minerais locais, estas terras só foram exploradas após muita luta contra os povos guerreiros.

A cidade de Huaraz, que é capital de Ancash, foi fundada em 1574 e a partir do século XIX alguns fatos tristes marcam com mais intensidade esta região. Na década de 1940, a cidade é atingida por uma enchente decorrente do rompimento de uma barragem em Cojup (Lagoa Palcacocha), tal evento matou cerca de 4 mil pessoas e devastou parte de Huaraz.

Já em 1970, um forte terremoto atingiu toda a região de Ancash e o norte do Peru, nesta ocasião cerca de 20 mil pessoas morreram neste departamento, grande parte devido a uma avalanche com origem na montanha de Huascarán, que atingiu e soterrou a cidade de Yungay em questão de minutos.

Após a reconstrução das aldeias ao se recuperar deste inestimável desastre natural do Peru, a região de Ancash, principalmente Huaraz, passou a vivenciar o aumento da atividade turística e da mineração no local, que são seus principais fatores econômicos. A principal atração regional é a Cordilheira Branca e suas lagoas azuis, e há uma evolução constante na infraestrutura turística da região.

Como chegar em Ancash

Ancash é um departamento localizado na região nordeste do Peru. Ao redor do departamento encontram-se La Libertad, Huánuco, Pasco e Lima, que está ao sul. Além disso, Ancash também possui uma região costeira, banhada pelo Oceano Pacífico. Em geral, as duas opções principais para ir para Ancash são de carro ou ônibus partindo de Lima, viagem que leva cerca de 8 horas. Outra opção é ir de avião também saindo do aeroporto de Lima.

Clima de Ancash

Por se tratar de um departamento que abrange tanto a costa, quanto o planalto e montanhas, o clima de Ancash varia bastante a depender da região. No litoral, encontra-se um clima seco e quente, onde ocorrem chuvas mal distribuídas e pouco recorrentes. Já na região de Callejón de Huaylas, o clima é ameno e seco. Nas proximidades das montanhas e planaltos, o clima é marcado pelo frio e falta de chuvas, além do clima polar nos picos nevados. Por outro lado, a região do vale do Marañón e a leste da Cordilheira Branca, as características climáticas são marcadas por calor e umidade.

Se você deseja conhecer esta e outras regiões no Peru, não deixe de conferir nossos pacotes!

Atrativos e Pontos Turísticos de Ancash

Escalada em Gelo

Por se tratar de uma região cercada pela Cordilheira Branca e pela Cordilheira Negra, opções de escalada não faltam para se aventurar! Escalar a Cordilheira Negra permite observar o famoso Huaylas, paisagem fascinante do país. Na Cordilheira Branca encontram-se os picos mais altos da região, ao todo são 27 picos com mais de 6.000 metros de altitude, o que confere as condições perfeitas para trekking e alpinismo no Peru. Uma das portas de entrada para estas aventuras é a capital, Huaraz.

Escalada em Rocha

A prática de escalada em rocha é realizada nas proximidades do balneário de Monterrey, em Huaraz, além desta atividade, que é cheia de adrenalina, recomenda-se a experiência dos banhos nas águas termais de Monterrey, uma vez que estes banhos têm grande capacidade curativa, ideal para os aventureiros que desejam relaxar!

Canoagem

Além das inúmeras opções de trekking, a região de Ancash também possibilita a prática de canoagem. E esta aventura não é apenas para praticantes experientes, iniciantes e curiosos também podem participar da atividade, já que os instrutores estão aptos a capacitar aqueles que irão remar pela primeira vez. Certamente é uma experiência única e inesquecível no Peru!

Para se manter sempre atualizado e descobrir mais curiosidades sobre nosso país, confira nosso Blog Viagens Machu Picchu.

  • Huaraz
  • Huacachina
  • Machu Picchu Pacotes
Peru a sua medida + Huaraz

Você já ouviu falar da “Suíça Peruana”?

15 Dias / 14 Noites
A partir de: 
USD 1937,00
Saiba mais +
  • Huaraz II
  • Montanha Colorida
  • Machu Picchu I
Aventura nos Andes Peruanos

Você é daqueles viajantes que gosta de se aventurar

11 Dias / 10 Noites
A partir de: 
USD 1404,00
Saiba mais +