Você está aqui

Trujillo

Trujillo

Trujillo é um destino ainda pouco explorado pelos viajantes que, não conhecendo muito sobre o local, perdem a oportunidade de conhecer uma cidade incrível, que mistura natureza, história e a arquitetura marcante do período colonial. Não à toa, Trujillo é conhecida como “Cidade da Eterna Primavera”, sendo propícia para visitá-la ao longo de todo o ano, o destino está na rota do surfe, mas não pense que só os aventureiros se sentem bem por lá. Os amantes de história encontram no entorno de Trujillo algumas das construções pré-Incas mais importantes da história do Peru, como a cidadela de barro de Chan Chan. Prepare suas malas para conhecer o norte das terras peruanas!

Sobre Trujillo

O destino Trujillo está localizado no norte do Peru, conhecido como “Cidade da Eterna Primavera” o local encanta a todos os seus visitantes por suas características complementares que vão de aspectos arquitetônicos a históricos e culturais. Trujillo é muito famosa entre viajantes devido aos seus festivais que marcam e alegram a cidade, além disso, o destino é a base para a exploração arqueológica da região, que é cheia de história para contar!

Trujillo foi marcada pela presença das culturas Moche e Chimu, que estabeleceram seu império na região. Estas civilizações tiveram papéis importantes para o desenvolvimento dos demais povos que surgiram desde então, e os legados deixados por estas culturas seguem firmes nestas terras, sendo as construções mais conhecidas as Huacas del Sol y de la Luna e a famosa cidadela de barro de Chan Chan.

Em média, chegam à Cidade da Eterna Primavera cerca de 200 mil turistas por ano, atraídos pela forte expressão cultural da região e pelas riquezas históricas guardadas por estas terras.

Como chegar em Trujillo

Trujillo está localizada na costa peruana, sendo banhada pelo Oceano Pacífico, situada ao norte do Peru. É um destino acessível por via terrestre e por meio de voos, entretanto, vale ressaltar que um meio de transporte popular no Peru, mas que não chega até a cidade, é o trem. 

Utilizando ônibus, a viagem possui duração de 8 horas e é interessante adicionar outros destinos ao longo da rota até Trujillo, o que também ajuda a aliviar a longa viagem pela região mais quente do Peru. 

Por outro lado, a rota de avião é muito mais simples e leva somente 1 hora partindo do aeroporto de Lima e é o mais recomendado para os viajantes que possuem pouco tempo para realizar sua viagem pelas terras Incas, possibilitando conhecer ainda mais o destino de Trujillo.

Clima e Melhor época para visitar Trujillo

Como já se sabe, Trujillo é conhecida como a “Cidade da Eterna Primavera”, fazendo jus a este apelido, o clima da região é bastante agradável e não apresenta características tão opostas quanto o clima de outras regiões do Peru. 

A temperatura local varia entre 14ºC e 30ºC, sendo que as possibilidades de chuva são muito baixas, o que torna os dias sempre muito ensolarados e quentes, tornando o ano todo a época ideal para visitar Trujillo, mas é importante considerar o clima de outros destinos, caso o seu roteiro passe por diferentes regiões peruanas. Uma das características climáticas marcantes é a brisa noturna fresca gerada pelo oceano e pela corrente de Humboldt.

Onde se hospedar em Trujillo

Trujillo é um destino para aqueles que estão buscando relaxar e ver belas paisagens do Pacífico, mas também é uma opção incrível para os interessados em história, por isso a cidade recebe uma grande demanda turística, o que torna mais amplo o leque de opções de hospedagens, e aqui vamos deixar algumas dicas de hotéis em Trujillo:

- Tierra Viva Trujillo 

- Costa del Sol Trujillo

- Casa Andina Premium

Confira nossos pacotes de viagem para os melhores destinos do Peru e explore nosso país com a Viagens Machu Picchu!

Principais pontos turísticos de Trujillo

Cidadela de Chan Chan

A Cidadela de Chan Chan é um dos atrativos mais impressionantes da região de Trujillo, considerada uma das maiores cidadelas feitas inteiramente de barro, uma vez que possui cerca de 20 km² de extensão. A autoria da construção desta estrutura é relacionada à civilização Chimú, que marcou presença nestas terras entre os anos 1000 e 1470.

Ao longo do tempo esta estrutura foi sendo modificada de acordo com o desenvolvimento de outras culturas, uma das principais características de Chan Chan é o muro que cerca a cidade e as diferenças arquitetônicas que distinguiam as classes sociais daquele povo.

Chan Chan era o principal centro do povo Chimu e seu nome faz referência ao Sol e, ainda hoje, segue sendo um dos principais pontos turísticos da região de Trujillo, é possível visitar o sítio arqueológico e conhecer os diferentes setores (norte, centro e sul) do complexo e entender mais sobre o funcionamento desta civilização. 

Festival Internacional de la Primavera

A cidade de Trujillo também é muito reconhecida por seus festivais que são marca registrada da forte expressão cultural da região, onde danças e músicas são o principal destaque, entre outros elementos. Um ótimo exemplo desta representatividade é o Festival Internacional de la Primavera de Trujillo, que teve sua primeira edição no ano de 1950. 

O festival reúne atrativos como o desfile de carros alegóricos com temáticas da primavera e o concurso de Rainha da Primavera, entre outras opções interessantes que complementam o cenário do festival. Sem dúvidas, este é o evento mais representativo de Trujillo, que carrega a nomenclatura de “Cidade da Eterna Primavera”.

Museo del Juguete

O Museo del Juguete é um atrativo muito interessante para os amantes de história em seus mais diversos aspectos. Este museu é o primeiro museu dedicado apenas a brinquedos de toda a América Latina e o ponto mais incrível desta experiência é que entre estes brinquedos também estão itens que, não só fizeram parte de nossa história recente, mas foram parte da realidade das culturas Moche, Chimu e Chancay que marcaram estas terras. O local, fundado por Gerardo Chávez, completou 20 anos de existência em 2021 e expõe por volta de 4 mil brinquedos desde o período pré-hispânico.

Huaca del Sol y de la Luna

Ligadas à cultura Moche, em meio ao vale de mesmo na região de Trujillo, estão duas estruturas que também se configuram como uma das mais importantes da área, já que se trata de uma estrutura com cerca de 60 hectares e de autoria de uma das civilizações mais importantes da história do país.

Estas estruturas são chamadas de Huaca del Sol y de la Luna, dois sítios arqueológicos descobertos há 28 anos e que são compreendidas como pirâmides que podem ter funcionado como centro administrativo e cerimonial da cultura Moche.

A Huaca del Sol é um mistério com relação às suas funções durante o período da civilização Moche, mas também é reconhecida por ser uma das estruturas pré-colombianas mais altas do Peru, por ter cerca de 45 metros de altura. O local foi amplamente destruído pelos colonizadores espanhóis no processo de tomada do território.

Já a Huaca de la Luna funcionou como um provável centro religioso ou cerimonial, onde os deuses eram adorados, visto que alguns restos mortais foram encontrados no local, podendo ter sido resultado das cerimônias de luta dos Moche. Esta huaca é a mais importante do sítio arqueológico.

Centro Histórico de Trujillo

Considerada como “berço da Procuração peruana”, Trujillo é uma das mais antigas cidades do país criada pelos colonizadores, por isso, as características da arquitetura deste destino são fortemente marcadas pelos elementos coloniais. Dessa forma, o melhor lugar para ver de perto as marcas históricas da colonização em Trujillo é o Centro Histórico.

Na região central é possível visitar a Plaza de Armas, onde também se encontra a Catedral de Trujillo, o Palácio Municipal, entre muitos outros locais históricos. No Centro de Trujillo também está a rua Paseo Pizarro, que é uma das mais famosas da cidade, por suas ruas de paralelepípedo, restaurantes e fachadas que tornam todo o local encantador.

Para saber mais sobre Trujillo e sobre os melhores destinos do Peru, confira nosso Blog Viagens Machu Picchu!

No momento, não existe nenhum conteúdo classificado com este termo.