Você está aqui

Huaraz

Huaraz

Huaraz é um destino para os grandes aventureiros, cada um de seus atrativos propõe um desafio que entrega, àqueles que se comprometem, experiências e cenários inesquecíveis. A cidade é famosa por suas belíssimas lagoas de águas azul-turquesa do Parque Nacional de Huascarán, em meio às montanhas nevadas da região, já que Huaraz é cercada pelas cordilheiras Branca e Negra. Todo este encanto, que parece de outro mundo, garantiu ao destino o apelido de “Suíça Peruana”, e o local faz jus! A cidade está localizada em uma grande elevação, aos 3.050 metros de altitude, e surpreende também por sua história, marcada em muitos sítios arqueológicos da região. Entre nesta aventura com a gente e saiba tudo sobre Huaraz!

Sobre a região de Huaraz

Huaraz é um local que tem se desenvolvido para o turismo há pouco tempo, sendo que nos últimos anos tem sido cada vez mais procurada por viajantes aventureiros em busca de suas maravilhas naturais. Apesar disso, esta região não deixa de ser cheia de história e marcas relevantes para o desenvolvimento de muitas culturas andinas.

Huaraz foi o berço da cultura Chavín, uma das mais antigas do Peru, que ocorreu entre 1.500 e 300 a.C., entretanto, pouco se sabe a respeito desta civilização, mas é possível visitar seu centro religioso e administrativo, o Sítio Arqueológico Chavín de Huantar.

Mais à frente na história, Huaraz teve papel importante para a independência do país, uma vez que foi o local que apoiou o exército com materiais e equipamentos militares durante este processo.

A cidade foi fundada em 1574 e baseava seu desenvolvimento em agricultura e mineração. Há poucas marcas da história na arquitetura da cidade, pois cerca de 200 anos depois de sua fundação, em 1970, um forte terremoto atingiu Huaraz, destruindo grande parte de seus edifícios, tendo sido necessário reconstruí-los para reerguer a cidade.

Localização e como chegar em Huaraz

Huaraz é uma cidade localizada em meio aos Andes peruanos. Este destino encontra-se a cerca de 3.050 metros acima do nível do mar, na região do vale de Callejón de Huaylas, e torna-se muito mais encantadora por ser cercada pela Cordilheira Branca e pela Cordilheira Negra, que garantem o aspecto de conto de fadas à Huaraz. 

A cidade está a cerca de 400 km de Lima, e possui rotas de avião e de ônibus saindo da capital do Peru. Se você possui um tempo curto e mais orçamento, a rota de avião sai do aeroporto de Lima e pousa no aeroporto de Anta, o mais próximo de Huaraz, cerca de 45 minutos da cidade. 

Já a rota de ônibus, parte de Lima e durante por volta de 8 horas, além de ser mais econômica, ir de ônibus garante lindas vistas para as paisagens peruanas, porém, o ponto de parada irá depender da empresa de ônibus, já que Huaraz não possui rodoviária própria.

Clima e melhor época para visitar Huaraz

Huaraz está situada em uma grande elevação na região dos Andes peruanos, o que compromete as temperaturas locais, que não costumam ir além dos 21ºC aproximadamente, e possui duas estações marcadas.

A estação chuvosa ocorre entre dezembro e abril, período marcado por intensas tempestades, e as temperaturas são mais baixas, variando entre 17ºC e 4ºC. Já a estação seca é marcada por temperaturas um pouco mais elevadas, indo de 21ºC a 6ºC, entretanto, as chuvas não são esperadas, os dias são ensolarados, enquanto as noites são frias e secas, estas características tornam esta a melhor época para ir para Huaraz, pois existe menos risco de suas atividades serem comprometidas pela possibilidade de chuva.

Onde se hospedar em Huaraz

É certo que, ao pesquisar sobre qual é o melhor lugar para se hospedar em Huaraz, a resposta será: centro da cidade. Escolher o centro de Huaraz é ideal do ponto de vista estratégico, já que a maior parte dos tours saem dessa região para os principais pontos turísticos do entorno da cidade. 

Se hospedando no centro também é possível ficar mais próximo dos melhores restaurantes, cafeterias e bares (para aqueles que querem aproveitar a noite local), além de poder realizar bons passeios de aclimatação antes de se aventurar! Encontre hotéis em Huaraz de 3, 4 e 5 estrelas, por exemplo:

Como lidar com o "soroche"

Sabemos que ao chegar no destino a animação é grande, mas lembre-se de que Huaraz está acima dos 3.000 metros de altitude e isso requer algumas precauções para evitar o “mal da altitude”, que está relacionado à dificuldade de oxigenação em grandes elevações. Por isso, recomendamos:

- Descanse e aclimate-se corretamente nos primeiros dias;

- Se possível, vá de ônibus até Huaraz, assim seu corpo se acostumará gradativamente com a altitude;

- Hidrate-se bem para prevenir qualquer sintoma, como cansaço, dor de cabeça, enjoos etc;

- Evite bebidas alcoólicas e fumar;

- Coma alimentos com bastante calorias, mas que sejam de fácil digestão;

O Peru é um destino surpreendente, com atividades para todos os perfis e interesses, por isso, se você quer visitar Huaraz e combinar esta viagem a outros destinos, confira os pacotes da Viagens Machu Picchu!

Principais atrativos de Huaraz

Parque Nacional Huascarán

O Parque Nacional Huascarán é a grande estrela do destino Huaraz, esta unidade de conservação abriga a maior montanha tropical do mundo, o famoso Monte Huascaran, que ultrapassa os 6.700 metros de altitude, e uma extensa biodiversidade de animais e plantas. Além disso, as atrações mais conhecidas de Huaraz encontram-se dentro dos limites deste parque.

Laguna Paron

A Laguna Paron é a maior lagoa de água doce dentro do Parque Nacional Huascarán! Entre as melhores coisas sobre o atrativo, a principal é que leva em torno de 45 minutos para completar a trilha, porém, é necessário considerar que a altitude de mais de 4.000 metros de elevação pode exigir bastante fisicamente. Foi considerado um Patrimônio Nacional em 2010 e lá é possível visitar o mirante, fazer passeios de barco e caiaque, além de acampar.

Laguna 69

A Laguna 69 é uma das lagoas de água azul-turquesa mais famosas de Huaraz, seu cenário é tão incrível e fascinante que se tornou uma reserva da biosfera pela UNESCO! A caminhada é um pouco mais exigente, levando cerca de 3 a 4 horas para percorrer 6 km até o local, o que é agravado pela altitude de 4.600 metros de elevação. Mas acredite, todo esforço terá valido a pena ao chegar à Laguna 69!

Laguna Churup

A Laguna Churup é muito conhecida, pois dependendo da luz do Sol nossos olhos podem ver 7 cores em suas águas turquesa. Este atrativo é nutrido pela montanha nevada Churup, já que a lagoa está situada abaixo deste glacial. Assim como para a Laguna Paron, chegar à Laguna Churup leva cerca de 45 minutos de caminhada, porém, sua altitude de 4.450 metros de elevação é bastante exigente, lembre-se de dar cada passo com calma e apreciando cada parte do trajeto!

Callejón de Huaylas

Este é o vale que abriga a cidade de Huaraz, o local está na região de Ancash e é cercado pela Cordilheira Branca e Cordilheira Negra, e tudo isto contribui para um ecossistema autêntico. Algumas cidades no Callejón de Huaylas, além de Huaraz, são Recuay, onde é possível ver Puyas Raimondi, Carhuaz e Yungay, cada uma com características fascinantes!

Lagunas Llanganuco

O Lago Llanganuco consiste em dois corpos d’água considerados “irmãos”, uma vez que são nutridos pela mesma fonte. Considera-se que os lagos são feminino, a Laguna Chinancocha, o maior e mais visitado; e masculino, mais dificilmente acessível e menor lago. Apesar disso, ambos compartilham da mesma característica das águas azuis-turquesa e cenário cercado pelas belas montanhas nevadas. 

Laguna Wilcacocha

A Laguna Wilcacocha é uma ótima opção de passeio de aclimatação nas trilhas antes de se comprometer com trekkings mais exigentes, aqui você encontrará uma bela lagoa de água verde, profunda e cercada pelas cordilheiras Branca e Negra. Este é um tour incrível e facilmente acessível partindo de Huaraz.

Nevado Pastoruri

O Nevado Pastoruri é uma das atrações mais conhecidas dentro do Parque Nacional Huascaran, e é possível acessá-la facilmente. Está a 5.240 metros acima do nível do mar e, devido à sua imponência, despertou muitas crenças ao longo dos séculos que acreditam que este seja um guardião espiritual, admirado e temido. Entretanto, o Nevado Pastoruri tem sido fortemente atingido pelas mudanças climáticas, então é preciso estar com prioridade na lista de desejos!

Chavín de Huantar

Demonstrando que Huaraz não é um destino somente para aventureiros, o Sítio Arqueológico Chavín de Huantar é um ótimo exemplo das marcas históricas nesta região. O local era utilizado como centro administrativo e templo religioso da cultura Chavín e movia também povos de todo o Peru para realizar oferendas e pedidos aos deuses. O atrativo possuía dois templos, porém, terremotos na região danificaram boa parte de suas estruturas.

Centro Histórico de Huaraz

O Centro Histórico de Huaraz é o lugar perfeito para realizar os passeios de aclimatação ao chegar na cidade, além de oferecer as condições perfeitas para ter mais contato com a realidade local, que é a de um polo comercial regional. No centro da cidade é possível visitar a Plaza de Armas ou conhecer a Rua Jose Olaya, única intacta após o terremoto de 1970. Além disso, é nesta região onde encontram-se os principais restaurantes e atrativos da vida noturna local.

Huaraz é apenas um dos nossos surpreendentes destinos, conheça mais sobre o Peru no nosso Blog Viagens Machu Picchu!

No momento, não existe nenhum conteúdo classificado com este termo.