Você está aqui

Comidas Peruanas Diferentes: Conheça Alguns Pratos Típicos!

Pratos do Peru

Você já deve ter ouvido falar que a gastronomia típica peruana é uma das melhores do planeta, não é?! E é verdade! Não à toa o país já foi 6 vezes eleito como o Melhor Destino Gastronômico do Mundo e Lima, a capital, é considerada a Capital Gastronômica da América do Latina. Então, já deu para perceber que quando você viajar para o Peru, deverá deixar um tempo reservado para conhecer alguns pratos típicos do país. Não tem como viajar para o país milenar dos incas e não experimentar da sua cozinha tão rica e única. Mas, falando em pratos típicos, nós já fizemos alguns posts recomendando alguns deles, como por exemplo, o famoso ceviche, o Lomo Saltado, o Ají de Galinha, Arroz com Mariscos e outro. Todos os posts você pode ler no nosso blog. Todos eles deliciosos e bastante característicos da culinária local. Mas nesta matéria, em específico, vamos te mostrar alguns dos pratos peruanos que podem ser considerados exóticos para alguns visitantes e que nem todos estão preparados para experimentar. Está curioso? Então vamos lá! com a Viagens Machu Picchu.

PRATOS PERUANOS EXÓTICOS

Carne de Alpaca:

Alpacas e Lhamas são animais bastante comuns no Peru, são o símbolo dos andes peruanos, sendo considerados muito simpáticos, todos os turistas que visitam o país desejam uma foto com eles. Talvez por esse motivo, experimentar a carne desses animais não seja uma tarefa muito fácil para algumas pessoas. Mesmo assim, este é um ingrediente facilmente encontrados dos menus dos restaurantes. Normalmente a carne de alpaca é servida grelhada, e sempre junto de algum acompanhamento, que pode ser arroz, batata ou saladas.

Cuy:

Este prato peruano talvez seja o que mais possa te causar espanto. Cuy é conhecido como porquinho-da-índia peruano e costuma ser feito assado ou frito e servido inteiro, com cabeça, dentes e todas as partes do corpo, sendo que apenas os órgãos internos são retirados, o que faz com que muitas pessoas estranhem o prato. Este é um alimento que era bastante consumido pelas populações andinas, antes da colonização espanhola, e se mantém este hábito até hoje. E aí, tem coragem?

Sangrecita peruana:

O ingrediente que serve de base para este prato, como o nome já sugere, é o sangue, mas especificamente o sangue de frango, que é cozido com demais ingredientes e tempero, levando sempre hortelã e cebola no seu preparo. A aparência do prato não é das mais atrativas, mas muitos garantem que o sabor é bem gostoso. Este é um alimento rico em nutrientes e excelente para evitar algumas doenças como a anemia.

Mazamorra de Tocosh:

O preparado deste prato é um tanto curioso e diferente: normalmente é preparado com a partir de milho ou batatas brancas fermentadas em água por alguns meses, ou seja, elas “apodrecem”, o que faz com que ele não tenha um cheiro muito gostoso e nem uma aparência apetitosa. Para enganar o cheiro, muitos acrescentam ao prato algumas frutas mais aromáticas. Mas seu principal objetivo, na verdade, é a saúde. Pois este processo de preparação faz com que os ingredientes produzam penicilina, que auxilia na cura de uma infinidade de doenças. E aí, ficou com vontade de experimentar alguns desses pratos exóticos peruanos? Ou refere provar os mais tradicionais? Seja qual for o seu gosto, temos certeza que a culinária peruana irá te surpreender pelo sabor e variedade. Caso você tenha interesse participar de aulas de gastronomia com chefs peruanos e aprender mais sobre a história e as técnicas de preparos dos principais pratos típicos do país, acesse nosso site e veja todas as opções de roteiros de viagem para o Peru incluindo tours gastronômicos. Uma opção diferente e autêntica para descobrir a cultura peruana através da sua rica culinária. 
Continue lendo nosso blog para mais curiosidades e informações sobre para Machu Picchu e Cusco.