Você está aqui

Artesanato Peruano

Artesanato Peruano

O Artesanato Peruano é bastante diversificado, produto da influência de uma infinidade de culturas ancestrais que habitaram seu atual território. Esta atividade também representa uma importante fonte de renda para sua população, que inclusive se dedica à exportação de grande parte de sua produção. Você poderá encontrar estes produtos à venda em todo o país, mas em alguns lugares específicos eles são mais baratos. Cusco e Puno são bons lugares para comprar, pois são produzidos aí mesmo. Normalmente, destas cidades são distribuídos para outras regiões do país.

Os materiais utilizados na confecção de tantos produtos artesanais são diversos: desde madeira a pedra, ouro, prata, cerâmica, couro, bambu, fibras vegetais e uma série de lãs, de ovelha e dos famosos camelídeos sul-americanos como a lhama, a alpaca e a vicunha. Destas últimas são produzidos blusas e agasalhos, assim como os peculiares “chullos”, estes gorros que protegem as orelhas e que geralmente são bastante coloridos. Destacam-se também os instrumentos musicais, como o “charango” e uma infinidade de instrumentos de sopro (zampoñas, quenas, sicus, antaras, pututus).

No centro histórico de Cusco existe uma infinidade de lojas que vendem todos os tipos de artesanato. Há também galerias ou os chamados “centro comerciais” cheios de estandes que vendem estes produtos. No final da principal avenida da cidade (avenida El Sol) está localizado o Centro Artesanal, um lugar com bastante variedade e bons preços. Inclusive no famoso Mercado San Pedro você encontrará artesanato com preços bem econômicos. Nas cidades do Vale Sagrado dos Incas também existe a oportunidade de comprá-los, como por exemplo em Pisaq, que se destaca por seus objetos em prata e têxteis. Como são vários os locais que vendem os mesmos produtos, a dica é pesquisar e pechinchar.

 

Procurando por um pacote para Peru Machu Picchu? Confira nossas opções, com os melhores preços e facilidades de pagamento.

DirceturProm PeruPeruPeru - Ministerio de Cultura