Você está aqui

3 Festas Tradicionais Peruanas que você precisa Conhecer!

Inti raymi Cusco

O Peru é um país cheios de riquezas culturais, históricas e naturais. Quem conhece as características da cultura desse povo sempre se encanta e admira. Hoje o nosso post é sobre uma das representações mais fortes da cultura peruana: as festas tradicionais! As festas do país são cheias de cores, trajes típicos, músicas, dança, comida boa, demonstração de fé e de muitos costumes. Por isso, a nossa recomendação é que, se você tiver a oportunidade, programe a sua viagem para o país para poder ter a chance de viver estes momentos junto com a população local, aproveitando os dias de festa. Temos certeza que será inesquecíve, aproveite nossos pacotes de viagem para Machu Picchul!

FESTAS TRADICIONAIS PERUANAS

 

1. Inti Raymi, a Festa do Sol: esta é a principal festa do país, que acontece todos os anos, no dia 24 junho, em homenagem ao Deus Sol, divindade suprema dos Incas. A data não foi escolhida à toa, pois este é o dia que os Incas consideravam o mais curto do hemisfério sul. Eles realizavam a celebração com a intenção de saldar ao Sol, faziam oferendas, cantos e danças, para que o Deus continuasse com eles. Hoje em dia, a festa reúne gente do mundo todo, que está ali para ver de perto uma das festas mais lindas, coloridas e vibrantes do Peru. A cerimônia se inicia em Koricancha, em Cusco, passa pela Praça de Armas da cidade e finaliza em meio as ruínas de Sacsahuaman, onde acontece a parte principal da festa. Para assistir ao espetáculo é preciso se programar com antecedência e comprar seu ingresso antecipadamente, pois as vagas são limitadas e concorridas. Continue lendo sobre a festa do Inti Raymi em Cusco.

2. Corpus Christi no Peru: milhares de pessoas comparecem na Catedral de Cusco, na Praça de Armas, para acompanhar a celebração, que acontece todos os anos 60 dias após a páscoa. Em Cusco se comemora com muita música, dança e culinária típica local e, além disso, é tradição fazer o encontro dos santos de todas as paróquias da cidade, para adorar o Corpo de Cristo, sendo ao topo 15 imagens que fazem uma procissão pela cidade até chegarem a catedral de Cusco, onde também são celebradas missas. O diferencial é que durante o evento, a prefeitura da cidade e os comerciantes preparam programações especiais, feiras, cardápios diferenciados, apresentações artísticas e muito mais. Sem dúvidas uma oportunidade incrível de ver e viver a cultura peruana. 
Saiba mais sobre o Corpus Christi em Cusco.

3. Festa da Virgem de Candelária: outra festa com bastante tradição no país, mas que acontece na região de Puno, próximo ao Lago Titicaca, que é considerada a “Capital Folclórica das Américas”. Acontece todos os anos, dos dias 24 de janeiro a 13 de fevereiro, sendo que o dia 2 de fevereiro é o ápice da celebração. A virgem, também chamada de Mamacha Candelária, é a padroeira da cidade. A festa é celebrada com apresentações de mais de 200 grupos de música e dança andina, que se apresentam em homenagem a virgem. Durante os dias 24 e 31 de janeiro são realizadas novenas no santuário da virgem e, no dia 2 de fevereiro, acontece uma procissão pela cidade, com cortejos, flores, música... que duram o dia todo. Para saber mais da história da Virgem de Candelária e suas curiosidades, leia no site da Viagens Machu Picchu.

Agora que você já sabe as datas e como são as principais festas do Peru, que tal programar um roteiro de viagem para Machu Picchu especial, para que você possa participar e sentir toda a energia e beleza das celebrações? Entre em contato com a nossa equipe! 
Para saber outras festas típicas do país e quando acontecem, continue lendo e conhecendo os destinos turísticos de Peru.